Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível do mundo. O glaucoma é uma doença silenciosa e, geralmente, o paciente só sente os sintomas quando a doença já está em estágio avançado.
Neste texto, vamos responder às principais dúvidas sobre o glaucoma: o que é o glaucoma; quais são seus tratamentos; qual o valor de uma cirurgia de glaucoma; entre outras perguntas frequentes. Veja os tópicos que serão abordados:
- O que é o glaucoma?
- Quais são os sintomas do glaucoma?
- Como saber se tenho glaucoma?
- Como uma pessoa que tem glaucoma enxerga?
- Quem tem glaucoma pode ficar cego?
- Como tratar o glaucoma?
- Quando operar o glaucoma?
- A cirurgia de glaucoma recupera a visão perdida?
- Quais são os riscos da cirurgia de glaucoma?
- Qual o preço da cirurgia de glaucoma em 2024?
- Agende sua consulta com um oftalmologista especialista em glaucoma
O que é o glaucoma?
O glaucoma é uma doença ocular que afeta o nervo óptico, que fica no fundo do olho e é responsável por levar as imagens vistas pelo olho até o cérebro. Quando o nervo óptico está danificado, a comunicação entre o olho e o cérebro é prejudicada e a pessoa pode parar de enxergar de forma irreversível.
No glaucoma, o principal fator que prejudica o nervo óptico é a pressão intraocular aumentada. Por isso, é muito comum o glaucoma estar ligado ao aumento da pressão no olho.
No entanto, existem diferentes tipos de glaucoma e de mecanismos de lesão do nervo óptico. Existe, por exemplo, um tipo raro de glaucoma em que a pressão é normal, o “glaucoma de pressão normal”.
Entre diferentes tipos de glaucoma, há dois tipos principais que estão relacionados ao aumento da pressão intraocular. Vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles.
Glaucoma Crônico Simples ou Glaucoma de Ângulo Aberto
O glaucoma crônico simples, também chamado de glaucoma de ângulo aberto, representa aproximadamente 80% dos casos de glaucoma e, geralmente, atinge pessoas acima dos 40 anos. É um tipo de glaucoma que não apresenta sintomas. Por ser gradual, o paciente só percebe que está com a doença quando o nervo óptico já está bastante lesionado.
Nesse tipo de glaucoma, a perda de visão começa nos extremos do campo visual até se espalhar por toda a visão. O glaucoma de ângulo aberto é mais comum em pessoas com miopia, idosos, da etnia negra e com a córnea fina.
Glaucoma Primário de Ângulo Fechado
Menos comum, o Glaucoma Primário de Ângulo Fechado pode evoluir de forma crônica e assintomática (como o de ângulo aberto), mas também pode causar crises agudas com um rápido aumento da pressão intraocular.
Sem avisar, o paciente pode sentir uma dor muito forte, com olho vermelho e a visão turva. Quando isso acontece, recomendamos ir direto ao médico oftalmologista, porque é possível que sua pressão intraocular esteja muito alta e que sejam necessárias medidas para controlar a pressão imediatamente. Esse tipo de glaucoma é mais comum em pessoas asiáticas e nos hipermétropes.
Como diferenciar os tipos de glaucoma ?
Para saber se a pessoa tem glaucoma de ângulo aberto ou ângulo fechado (e, nesse último caso, se há risco de crise aguda), é necessário um exame chamado gonioscopia, feito pelo oftalmologista especialista em glaucoma.
Outros tipos de Glaucoma
Além do Glaucoma de angulo Aberto e do Glaucoma de angulo Fechado, existem o Glaucoma Congênito, bastante raro, que pode acometer os recém nascidos, o glaucoma de pressão normal e os Glaucomas Secundários, que surgem como consequência de doenças como a diabetes, uveítes, traumas e catarata.
Quais são os sintomas do glaucoma?
O glaucoma é uma doença que não apresenta sintomas em sua fase inicial. A perda da visão só começa a acontecer quando seu estágio está avançado, pois significa que o nervo óptico já está bastante atingido. Por isso, o glaucoma em sua fase inicial é assintomático, ou seja, não apresenta sintomas.
Já nos estágios mais avançados, o glaucoma começa a ser percebido quando há perda de visão periférica. O paciente portador de glaucoma avançado começa a perder o campo visual “de fora para dentro”.
Nos casos bem avançados, o campo visual fica mais estreito e a pessoa consegue enxergar apenas o que está diretamente a frente dos olhos, sem perceber o que há na periferia. Se não for tratado, o paciente perde completamente a visão.
Como saber se tenho glaucoma?
Boa parte das pessoas que têm glaucoma ainda não sabe disso, pois os sintomas só aparecem quando a doença já está em um estágio avançado. Além disso, os sintomas podem começar bem devagar e o paciente pode demorar a perceber a perda de visão.
Segundo o CBO, o glaucoma é mais comum em pessoas com idade acima de 40 anos, embora seja possível surgir em pessoas mais jovens. Além da idade, há outros fatores de risco importantes, como o histórico familiar, o uso crônico de corticoide, trauma ou inflamação ocular e inclusão em um grupo étnico suscetível.
Por isso, todo mundo precisa visitar o oftalmologista regularmente. No entanto, algumas pessoas têm motivos a mais para se preocupar com a saúde ocular: o histórico familiar é um dos principais fatores para o desenvolvimento do glaucoma.
Por isso, se alguém na sua família tem glaucoma, fique atento e não deixe ir à consulta com o médico oftalmologista. Na consulta, o oftalmologista vai realizar alguns exames, como o fundo de olho, para avaliar como está o seu nervo óptico.
Como uma pessoa que tem glaucoma enxerga?
Como dissemos acima, o glaucoma causa perda gradual de campo de visão. Dessa forma, quem tem glaucoma pode ter a visão normal, se a doença ainda não tiver avançado. Em estágios mais avançados, a perda de campo de visão acontece de fora para dentro. A última parte a ser perdida é o centro da visão. Veja o exemplo abaixo:
Quem tem glaucoma pode ficar cego?
Infelizmente, o glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível do mundo. No entanto, se for diagnosticado e tratado a tempo, o glaucoma pode ser controlado e a visão, ou parte dela, preservada.
O médico que faz o diagnóstico e o tratamento do glaucoma é o médico oftalmologista. Em alguns casos mais avançados, o oftalmologista geral pode encaminhar o paciente para o oftalmologista especialista em glaucoma.
Como tratar o glaucoma?
O tratamento do glaucoma é realizado pelo médico oftalmologista. Inicialmente, o tratamento clínico é feito com colírios específicos para a doença, conforme cada caso. Existem, ainda, medicamentos orais que podem ser utilizados em alguns casos, conforme prescrição médica.
De maneira geral, o tratamento de glaucoma tem o objetivo de controlar a pressão intraocular do paciente. Assim, o tratamento interrompe as lesões ao nervo óptico que estão sendo causadas pela pressão dentro do olho. O nível ideal da pressão intraocular varia de acordo com cada caso.
O tratamento inadequado pode levar à cegueira. Por isso, somente utilize colírios prescritos pelo seu oftalmologista. Além disso, não interrompa o tratamento por conta própria sem consultar o seu médico antes.
Na maioria das vezes, o tratamento é feito com colírios de forma contínua por toda a vida. No entanto, em alguns casos, é necessário tratamento cirúrgico. Os tratamentos cirúrgicos mais famosos são a Iridotomia a Laser e a Trabeculectomia.
Iridotomia a Laser para Glaucoma
Em alguns casos, o tratamento cirúrgico do glaucoma pode ser feito com a Iridotomia a laser. A Iridotomia é um procedimento simples que pode ser realizado em consultórios. No entanto, nem sempre é suficiente ou tem o resultado esperado. A iridotomia está indicada em casos de glaucoma de ângulo fechado.
Trabeculectomia: como é realizada a cirurgia de glaucoma?
A trabeculectomia é a principal cirurgia realizada no tratamento do glaucoma. Nessa cirurgia, o cirurgião oftalmologista cria um canal minúsculo para drenar o líquido intraocular para o espaço subconjuntival. Em outras palavras, é realizada uma drenagem no olho para diminuir a pressão intraocular, a fim de evitar lesões graves ao nervo óptico.
Importante: a cirurgia de glaucoma tem o objetivo de controlar a pressão intraocular, ela não cura a doença. Fatores como a idade, tipo de glaucoma, cirurgias prévias e os cuidados pós-operatórios influenciam muito no resultado.
O tempo de duração da cirurgia de glaucoma varia conforme o caso e a técnica utilizada pelo cirurgião. Geralmente, dura entre 40 e 50 minutos.
Geralmente, a recuperação da visão após a cirurgia de glaucoma acontece aos poucos ao longo das semanas seguintes.
Quando operar o glaucoma?
Nos casos de glaucoma, a cirurgia é o último recurso indicado pelo oftalmologista. Geralmente, ela ocorre quando os outros tratamentos não conseguem mais evitar a progressão da doença.
A cirurgia de glaucoma recupera a visão perdida?
Infelizmente, a cirurgia não recupera a visão que já foi perdida! O objetivo da cirurgia é impedir ou amenizar a progressão do glaucoma e evitar que o paciente perca ainda mais sua visão.
Quais são os riscos da cirurgia de glaucoma?
Como todo procedimento cirúrgico, há riscos. Se você vai realizar a cirurgia de glaucoma, converse com o seu oftalmologista sobre os riscos, de acordo com seu caso. De modo geral, podemos afirmar que os procedimentos cirúrgicos para evitar a progressão do glaucoma são seguros e possuem tecnologia bem avançada.
No entanto, nem sempre os resultados são alcançados após a cirurgia e o glaucoma pode continuar se desenvolvendo mesmo após o procedimento. Além disso, existem outros riscos, como o edema de córnea, uveíte, picos de pressão, entre outros riscos.
Qual o preço da cirurgia de glaucoma em 2024?
Na cidade do Rio de Janeiro, o preço da cirurgia de glaucoma é de R$6500, em média. O valor final depende de avaliação do oftalmologista e varia de acordo com cada caso. Além disso, os valores podem mudar de acordo com a experiência do cirurgião, a clínica escolhida e a região da cidade.
Agende sua consulta com um oftalmologista especialista em glaucoma
Se você chegou até o final deste texto, deve ser porque você ou algum familiar está precisando de uma consulta com um oftalmologista. A dr.olho tem consultas com oftalmologistas especialistas em glaucoma a preço popular. Também realizamos cirurgias com valores acessíveis e pagamento facilitado.
Para agendar sua consulta com o especialista em glaucoma, agende:
Online: https://drolho.com/agendamento
Telefone: (21) 2018-7040
WhatsApp: clique aqui
Para saber mais sobre os especialistas em glaucoma da dr.olho, acesse a página especial sobre o tema: https://drolho.com/consultas/glaucoma.
Texto extremamente elucidativo e fácil de ler. Aborda as principais dúvidas sobre a doença, os tratamentos e a cirurgia!
Amei as informações. Texto muito claro, objetivo e de fácil entendimento.
Dr Olho sempre esclarecendo nossas dúvidas! <3
Obrigado pelo retorno, Juliane! Uma das nossas missões é democratizar o acesso à oftalmologia de qualidade. Isso inclui, também, a informação sobre o tema na internet! Um abraço!
Pingback: Dra. Renata Jardim, especialista em Glaucoma, começa a atender na dr.olho
Texto esclarecedor, obrigada doutor.
Que bom que gostou, Valdinete! Um abraço.
Pingback: Cirurgia de glaucoma a preço popular no RJ: onde fazer? - dr.olho
Texto bastante elucidativo . Gratidão !
Olá, gostaria de saber se vocês fazem implante de lentes permanentes, uso óculos desde meus 8 anos de idade e já estou cansada disso, conheço muitas pessoas que fizeram o implante e hoje não usam mais os óculos, meu irmão especial tem glaucoma e outros problemas também e faz 5 anos que o sus vem enrolando e nunca fazem a cirurgia dele, por isso gostaria de saber sobre essas duas cirurgias e valores, obg.
Pingback: Cirurgia Para Baixar Pressão Ocular? - Cirurgia Avançada e Obesidade - Clínica Láparos
Pingback: Clinica De Reabilitação Ocular Sbc? - [Solução]
Pingback: Laser Para Diminuir Pressão Ocular? - Cirurgia Avançada e Obesidade - Clínica Láparos