Injeção intravítrea nada mais é que uma injeção no olho. Injeções, em geral, assustam as pessoas. Quando ela é feita no olho, assusta mais ainda! Porém, a injeção intraocular é um tipo de tratamento muito eficaz para diversas doenças que afetam a saúde ocular, como diabetes e tromboses.
No vídeo abaixo, o especialista em retina Dr. Rafael Cerqueira Alves explica tudo o que você precisa saber sobre a injeção intraocular!
Por que tomar injeção em vez do colírio?
As injeções intraoculares possuem ação mais eficaz nos tecidos oculares que os colírios. A parte do olho mais atingida pelas injeções é a retina. Além de serem mais eficazes, as injeções são seguras e possuem poucos efeitos colaterais sistêmicos.
Muitas vezes, os colírios não têm a capacidade de atuar nos tecidos intraoculares de forma tão expressiva quanto as injeções. Por isso, as injeções são indicadas para diversas situações, como o edema macular diabético, oclusões vasculares retinianas, inflamações exacerbadas, entre outros problemas.
Quais tipos de injeções intraoculares existem?
Os antiangiogênicos (anti-VEGF) e os corticosteroides são os medicamentos mais utilizados nas injeções intravítreas. Ambas as medicações atuam para reduzir edemas retinianos, porém o corticoide tem maior efeito em edemas inflamatórios e o antiangiogênicos tem maior efeito no bloqueio da formação de novos vasos retinianos.
Porque tomar injeção no olho?
Os antiangiogênicos (anti-VEGF) e os corticosteroides, amplamente utilizados em injeções intraoculares, possuem ação antiinflamatória. Elas são capazes de diminuir o edema retiniano e as inflamações intraoculares em um curto espaço de tempo, além serem eficazes no retardo da retinopatia diabética e das tromboses ventosas retinianas, problemas que afetam a retina.
Como é feita a aplicação das injeções intraoculares?
O médico oftalmologista especialista em retina, o retinólogo, é o profissional habilitado a aplicar as injeções nos olhos. O procedimento deve ser feito em centros cirúrgicos habilitados e com materiais esterelizados. A anestesia é tópica e antissépticos locais são aplicados para evitar dor e infecção local (raríssimos casos 0.02%*).
Para realizar a injeção, o médico oftalmologista utiliza uma agulha extremamente fina para aplicar a medicação na parte lateral (inferior, principalmente) do olho. Dessa forma, o paciente não percebe a aproximação da agulha.
Um procedimento com uma boa anestesia e uma boa técnica normalmente não gera dor significativa e é, geralmente, bem rápido!
Quais complicações podem ocorrer após a aplicação da injeção no olho?
A injeção intraocular é o procedimento invasivo com menor taxa de complicação na oftalmologia. No entanto, mesmo fazendo tudo certinho, algumas complicações potencialmente graves podem ocorrer, como roturas retinianas, descolamento de retina e infecção intraocular.
Por isso, se aparecerem sintomas de vermelhidão, baixa da acuidade visual ou dores oculares após a aplicação de injeções intra oculares, procure o médico oftalmologista imediatamente.
Injeção intravítrea no RJ
Se você está procurando por injeção intravítrea no RJ e precisa de um médico oftalmologista especialista em retina, entre em contato com a dr.olho oftalmologia! Aqui, você encontra oftalmologia de qualidade, atendimento incrível e preço acessível. Ficamos no Largo do Machado, 21, sala 1014 – Catete, no Rio de Janeiro, bem na frente da estação de metrô do Largo do Machado!
Pingback: Quanto custa uma injeção intraocular? dr.olho oftalmologia
Muito bem explicado. Parabéns
Estou perdendo minha visão
TEXTO COM CONTEÚDO EXTTREMAMENTE ÚTIL, PRA QUEM JÁ FAZ USO DESSA TERAPIA INTRAOCULAR.
PARABÉNS !
Muito obrigado, Manuel! Nossa missão é democratizar o acesso à oftalmologia de qualidade – inclusive na internet. Um abraço! Equipe dr.olho
Boa tarde.
Pode após injeção introculares, fazer subir a pressão do olho?
Quanto custa uma aplicação de injeção
Carlos, o valor da injeção intravítrea varia muito conforme o medicamento que será utilizado no procedimento. Para saber os valores exatos, entre em contato com nossa equipe: https://drolho.com/contato. Um abraço!
Estou perdendo minha visão embora tenha feito tratamento desde os 30anos
DR.boa noite conforme o resultado do OCT,minha médica disse ser necessária 3 injeções, meu problema é degeneração mas não a DRMI outra que infelizmente eu me esqueci,poderei ter um bom resultado?
Elisabeth, aqui, pelos comentários, não podemos fazer afirmações sobre sua saúde. O ideal é passar em uma consulta com um especialista em retina, tudo bem? Também é muito importante que você leve suas dúvidas ao médico que está realizando seu tratamento! Um abraço da equipe dr.olho!