Pular para o conteúdo
Pesquisar
Close this search box.

Doenças na retina: conheça as 3 mais comuns!

Oftalmologista com equipamentos para a realização do exame de mapeamento de retina

O que você vai ler:

Problemas na retina costumam ser muito complexos e necessitam de cuidados com o retinólogo, o médico oftalmologista especializado nessa área do olho.

Oftalmologista com equipamentos para a realização do exame de mapeamento de retina
O exame de mapeamento de retina é um dos mais importantes para a avaliação completa da sua saúde ocular.

O que é retina?

A retina é uma membrana que fica localizada no fundo do olho e sua principal função é transformar os estímulos luminosos em estímulos nervosos, que são enviados ao cérebro para formar as imagens vemos.

A retina é formada por dez camadas e cada uma dessas camadas possui funções específicas. Veja algumas:

  • Células Fotorreceptoras: transformam os raios de luz em estímulos nervosos;
  • Células do Epitélio Pigmentar (EPR): essas células constroem uma barreira entre a coróide (camada de vasos sanguíneos) e a camada externa da retina, além de nutrir as células fotorreceptoras e processar resíduos;
  • Membrana de Bruch: promove a passagem de nutrientes e produtos excretados entre a coroide e o epitélio pigmentário.

Para saber tudo sobre retina, acesse: O que é retina? E descolamento de retina?

As 3 doenças mais comuns que afetam a retina

Você já notou que a retina é uma parte fundamental para a nossa visão, correto? Infelizmente, alguns problemas podem afetá-la e prejudicar a sua saúde ocular. Veja abaixo as principais doenças que afetam a retina, os sintomas e os tratamentos:

Descolamento de Retina

A retina fica localizada na parte interna do globo ocular, como se fosse uma fina película cobrindo o fundo do olho. O descolamento de retina (às vezes chamado de deslocamento de retina) acontece quando a retina, em todo ou em parte, se descola do globo ocular.

Os sintomas mais comuns do descolamento de retina são flashes ou o aparecimento súbito das chamadas moscas volantes (pequenos fragmentos que se movimentam dentro do olho).

O descolamento pode ser diagnosticado pelo médico oftalmologista e é tratado pelo retinólogo, especialista em retina. Nós já explicamos melhor sobre o descolamento de retina aqui neste outro post!

Lembre-se: o descolamento de retina é uma urgência médica e precisa ser diagnosticada e tratada o quanto antes! Em caso de descolamento, cada dia conta muito!

Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética é uma doença do fundo do olho, afetando os vasos sanguíneos da retina, e que atinge as pessoas que têm diabetes, principalmente quando a diabetes é mal controlada. Veja abaixo um vídeo em que o Dr. Rafael Cerqueira Alves (CRM 52102934-7), retinólogo da dr.olho oftalmologia, explica tudo sobre a doença:

É uma doença silenciosa e, em sua fase inicial, não costuma apresentar sintomas. Por isso, quando o paciente sente os sintomas da retinopatia diabética, pode significar que ele já está com um grau avançado da doença.

Para o diagnóstico da retinopatia, é necessário procurar um médico oftalmologista. Por meio de alguns exames, como o mapeamento de retina, o retinólogo consegue diagnosticar e avaliar a doença.

No caso da retinopatia, o melhor tratamento é a prevenção. Os pacientes com diabetes devem manter a doença controlada e seguir as orientações do seu médico.

Quando a doença já está instalada, há algumas intervenções possíveis para minimizar os efeitos da doença na retina, como lasers e as injeções intraoculares.

Veja o vídeo em que o Dr. Rafael Cerqueira Alves (CRM 52102934-7), retinólogo da dr.olho oftalmologia, explica tudo sobre as injeções intraoculares (ou injeções intravítreas):

Dr. Rafael Cerqueira Alves (CRM 52102934-7), especialista em retina e vítreo, explica tudo sobre injeção intraocular

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A DMRI é uma das principais causas de cegueira de perda da visão central em idosos. A visão central é responsável pela leitura, por exemplo. É uma doença que se desenvolve progressivamente, ou seja, piora com o passar dos anos. No entanto, a DRMI não cega completamente como o glaucoma ou a retinopatia diabética.

Os dois principais tipos de DMRI são:

  • DMRI seca ou atrófica, que atinge a maior parte dos portadores da doença; e
  • DMRI úmida ou exsudativa, que é a forma mais grave de DMRI.

Como evitar doenças na retina?

O melhor tratamento é a prevenção. Para os diabéticos, é muito importante manter a doença controlada. Além disso, é necessário realizar consultas regulares com o médico oftalmologista. Na consulta, o oftalmologista avalia muito mais que a necessidade de óculos: ele examina a retina, o fundo do olho, a pressão intraocular, a córnea, a qualidade e a quantidade da lágrima… Por isso, consulte seu oftalmologista todo ano!

A dr.olho oftalmologista oferece consultas com o especialista em retina, retinólogo, a preço popular. Realizamos também cirurgias e intervenções na retina, como vitrectomia, fotocoagulação a laser e injeções intraoculares.

Para agendar sua consulta com o especialista em retina, utilize os seguintes canais:

Online: https://drolho.com/agendamento

Telefone: (21) 2018-7040

WhatsApp: clique aqui

logo dr.olho oftalmologia

oftalmologia de alta qualidade, atendimento incrível e preço acessível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa no WhatsApp! :)

ao iniciar a conversa, você concorda com a nossa política de privacidade

Condições Especiais no Mês das Mães!

Que tal presentear quem você ama com uma cirurgia de catarata completa?🥰