Pular para o conteúdo
Pesquisar
Close this search box.

Qual o preço de uma blefaroplastia em 2024? [ATUALIZADO]

A blefaroplastia, cirurgia realizada nas pálpebras superiores ou inferiores, pode ser realizada pelo oftalmologista especialista em plástica ocular (oculoplástico) e pode ir muito além de questões estéticas. Neste texto, respondemos às principais perguntas sobre a blefaroplastia: como funciona, para quem é indicada e o preço de uma blefaroplastia.
Elisa Cristina de Barros Barreto Carvalho (CRM 52-1047795) é especialista em cirurgia plástica ocular (oculoplástica) e realiza blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras) no Hospital HO Brasil no Méier, Rio de Janeiro, pela dr.olho oftalmologia
Elisa Cristina de Barros Barreto Carvalho (CRM 52-1047795) é especialista em cirurgia plástica ocular (oculoplástica) e realiza blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras) no Hospital HO Brasil no Méier, Rio de Janeiro, pela dr.olho oftalmologia

O que você vai ler:

preço médio da blefaroplastia

A blefaroplastia pode ser realizada nas pálpebras superiores ou inferiores para retirada de excesso de pele, gordura e, às vezes, até mesmo músculo.

O que é blefaroplastia?

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que retira o excesso de pele ou de gordura nas pálpebras superiores ou inferiores. Na cirurgia, o cirurgião retira o excesso de pele e, em alguns casos, bolsas de gordura da região dos olhos.

Para saber tudo sobre blefaroplastia, você também pode assistir ao vídeo abaixo, publicado em nosso canal no YouTube. No vídeo, a Dra. Elisa Barreto (CRM 52-104779-5), médica pós graduada em oftalmologia e especialista em cirurgia plástica ocular, explica tudo sobre a operação. Confira:

Para quem a blefaroplastia é indicada?

A cirurgia de blefaroplastia pode ter indicações estéticas ou indicações funcionais (relacionadas ao bom funcionamento das pálpebras). 

Nos casos estéticos, a blefaroplastia é indicada para os pacientes que querem promover o rejuvenescimento facial por meio da retirada do excesso de pele ou de bolsas de gordura na região dos olhos.

Nos casos funcionais, a cirurgia nas pálpebras é indicada para quem está com dificuldades de enxergar devido ao excesso de pele

Como funciona a blefaroplastia?

O primeiro passo é sempre ir a uma consulta com o oftalmologista especialista em plástica ocular, o oculoplástico. Na consulta, o oculoplástico realizará uma avaliação da saúde ocular e das características da pálpebra do paciente.

A blefaroplastia é sempre realizada em centro cirúrgico, sem internação, com anestesia local com a presença de um médico anestesista, e dura cerca de uma hora e meia, variando conforme o caso.

Blefaroplastia nas pálpebras superiores

Quando a cirurgia é realizada na pálpebra superior, geralmente realiza-se a retirada de pele, gordura e, às vezes, músculo. Também há necessidade de retirada de pontos no consultório após alguns dias.

Blefaroplastia nas pálpebras inferiores

Quando a cirurgia é realizada na pálpebra inferior, geralmente realiza-se a retirada de gordura (aquelas bolsinhas abaixo dos olhos). Também há necessidade de retirada de pontos no consultório após alguns dias.

Como é a recuperação da blefaroplastia?

Geralmente, o pós operatório da blefaroplastia ocorre sem muitas dores e não há necessidade de uso de tampão. Após a operação, surgem hematomas e edemas que melhoram ao longo das semanas.

Alguns cuidados que devem ser tomados durante o pós operatório:

  • Utilizar compressas frias na região para diminuir o inchaço;
  • Repouso durante pelo menos uma semana;
  • Utilizar óculos escuros diariamente por pelo menos 30 dias;
  • Evitar o uso de lentes de contato nas duas primeiras semanas;
  • Higienizar o local com água e sabonete neutro;
  • Evitar a exposição direta ao sol por pelo menos dois meses;
  • Evitar atividades físicas durante por pelo menos um mês;
  • Não retirar os pontos enquanto o médico não o autorizar;
  • Evitar cigarros e bebidas alcoólicas.


Se você realizou a cirurgia nas pálpebras e está com dúvidas, entre em contato com a equipe do seu cirurgião. Jamais substitua orientações médicas por textos na internet!

Quais os riscos da blefaroplastia?

Como todo procedimento cirúrgico, há riscos na realização de cirurgia nas pálpebras. Em primeiro lugar, certifique-se de que a cirurgia será realizada por um médico oftalmologista especialista em plástica ocular. Ele é o profissional mais indicado para fazer o procedimento. Alguns dos riscos da blefaroplastia são:

  • Cicatrizes indesejáveis. Em casos raros, podem ficar cicatrizes. Por isso, após a cirurgia, é necessário tomar alguns cuidados, como evitar a exposição ao sol.
  • Lagoftalmo. Impossibilidade de fechar os olhos. Geralmente, é um problema passageiro, que melhora após a recuperação.
  • Ectrópio. Ocorre quando a pálpebra inferior fica virada para fora. Também costuma ser transitória, melhorando após a recuperação.

A blefaroplastia retira os pés de galinha?

Não. A blefaroplastia é uma intervenção cirúrgica na pálpebras.

O SUS realiza a cirurgia?

O SUS realiza a blefaroplastia nos casos em que a cirurgia é necessária para o bom funcionamento fisiológico das pálpebras e, consequentemente, para a melhoria da saúde ocular. O SUS não realiza a blefaroplastia que tenha somente fins estéticos.

Para realizar a cirurgia pelo SUS, é necessário passar em uma consulta com o médico oftalmologista. Caso ele identifique a necessidade, o oftalmologista encaminhará o paciente para a fila de espera.

Qual o preço de uma blefaroplastia?

Na cidade do Rio de Janeiro, o preço médio de uma cirurgia de blefaroplastia é de R$7.000,00. O valor final do procedimento pode mudar bastante de acordo com cada caso. Isso porque a cirurgia pode ser realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas.

Outros fatores que podem alterar o custo final são a anestesia, o local onde a cirurgia será realizada e o valor cobrado pela equipe médica.

Esse valor pode variar de acordo com cada caso e com o tipo de intervenção a ser realizada. Para saber o valor exato do procedimento para o seu caso, é necessário realizar avaliação com o médico oftalmologista de sua confiança.

Portanto, só é possível saber o valor exato do procedimento após avaliação individual do paciente pelo médico oftalmologista após a consulta médica.

Blefaroplastia: Oftalmologista ou Cirurgião Plástico?

Tanto o médico oftalmologista quanto o cirurgião plástico são indicados para realizar cirurgias nas pálpebras. No entanto, ao realizar uma cirurgia nas pálpebras, o oftalmologista é mais indicado porque, muitas vezes, o procedimento pode ir além da estética.

Além da questão estética, o oftalmologista leva em consideração, antes e depois da cirurgia, toda a saúde ocular do paciente. Assim, o oftalmologista avalia, por exemplo, a nitidez, a qualidade da visão e a lubrificação dos olhos. Isso se deve à sua especialização: em geral, o oculoplástico passa alguns anos estudando somente cirurgias plásticas oculares.

Devemos lembrar que uma cirurgia modifica a anatomia local e, que se for retirada uma quantidade excessiva de pele ou gordura, pode afetar o funcionamento fisiológico das pálpebras, gerando complicações futuras. 

De toda forma, seja com um oftalmologista ou cirurgião plástico, é recomendado que o profissional escolhido tenha especialização na área dos olhos e transmita a confiança e conhecimento para o paciente. 

Procurando por cirurgião oftalmologista especialista em plástica ocular? Na dr.olho tem! Agende sua consulta em uma de nossas unidades pelo nosso site ou entre em contato por telefone ou WhatsApp pelo número (21) 2018-7040. Para saber mais sobre o orçamento da sua cirurgia, entre em contato por telefone conosco!

blefaroplastia a preço popular
logo dr.olho oftalmologia

oftalmologia de alta qualidade, atendimento incrível e preço acessível.

13 comentários em “Qual o preço de uma blefaroplastia em 2024? [ATUALIZADO]”

  1. Pingback: Dra. Elisa Barreto, especialista em oculoplástica, agora na dr.olho! - dr.olho

    1. Oi, Maria! Para saber o preço da cirurgia de blefaroplastia aqui da dr.olho, entre em contato com nossa equipe! Eles vão te explicar como trabalhamos e um orçamento aproximado. Um abraço!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Posts relacionados

    Blefaroplastia: especialista explica tudo sobre a cirurgia

    A Dra. Elisa Barreto (CRM 52-104779-5), médica pós graduada em oftalmologia e especialista em cirurgia plástica ocular (oculoplástica), responde às principais dúvidas dos pacientes sobre a blefaroplastia – a famosa cirurgia das pálpebras superiores ou inferiores.

    Leia mais »

    Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa no WhatsApp! :)

    ao iniciar a conversa, você concorda com a nossa política de privacidade

    Condições Especiais no Mês das Mães!

    Que tal presentear quem você ama com uma cirurgia de catarata completa?🥰