Pular para o conteúdo
Pesquisar
Close this search box.

Crosslinking: o que é, como funciona e quanto custa!

O que você vai ler:

Crosslinking é uma inovação em tratamento cirúrgico, além de ser uma das maneiras mais seguras de tratar e evitar o avanço do ceratocone. Neste post, a dr.olho te explica melhor como funciona esse procedimento, quem pode fazer e quanto custa. 

O que é Crosslinking

A cirurgia de crosslinking é um procedimento que utiliza uma técnica inovadora para impedir a progressão do ceratocone, uma doença degenerativa que afeta seriamente a visão, reduzindo progressivamente a resistência e rigidez da córnea. 

Em casos mais graves, o tratamento dessa doença pode envolver até um transplante de córnea. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o ceratocone é a doença responsável por 20% dos transplantes de córnea feitos no Brasil. 

Por isso a importância de tratar de forma eficaz e segura, retardando a evolução da doença. É aí que entra essa cirurgia inovadora. 

Como é a cirurgia?

Na cirurgia de Crosslinking é retirado o epitélio, camada superficial da córnea, para ser aplicada a riboflavina, um composto orgânico de vitamina B12 que é administrado em forma de colírio por 30 minutos, impregnando a córnea com a substância.

Passo da cirurgia de crosslinking em que o olho é exposto a radiação ultravioleta junto com a proteína Riboflavina e serve para estabilizar a progressão do ceratocone
Passo da cirurgia de crosslinking em que o olho é exposto à radiação ultravioleta junto com a proteína Riboflavina e serve para estabilizar a progressão do ceratocone. Foto: dr.olho oftalmologia

O próximo passo é a exposição da córnea à radiação ultravioleta, que possibilita a absorção da vitamina no estroma da córnea, fortalecendo suas fibras de colágeno, tornando ela mais rígida e resistente aos efeitos progressivos do ceratocone. 

Com essa técnica e a prescrição de colírios especiais pelo médico, o pós-operatório costuma ser tranquilo, com uma recuperação gradual da visão. Mas é importante o repouso e evitar ambientes com iluminação forte nos primeiros dias após o procedimento. 

Para quem é indicado esse tratamento?

Esse processo cirúrgico é indicado para quem foi diagnosticado com a doença em progressão, através de exames como topografia ou tomografia de córnea, repetidos ao longo de alguns meses para identificar a evolução do ceratocone. É mais indicada para pacientes em estágios iniciais da doença, porém, vale lembrar que cada caso precisa ser avaliado minuciosamente pelo médico oftalmologista para identificar a necessidade e possibilidade desse tratamento. 

Qual o preço de uma cirurgia de Crosslinking?

Existe a possibilidade de ter o procedimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que passou a tratar a doença desde 2016, mas é possível também realizar a cirurgia em hospitais e clínicas privadas, onde a média de valor chega a R$ 4.000, geralmente com a possibilidade de parcelamento em cartão de crédito. 

O valor final do procedimento varia de acordo com a cidade, o cirurgião e a clínica. Consulte seu médico oftalmologista de confiança para solicitar um orçamento.

Será que tenho ceratocone e não sei?

Essa doença não é uma condição muito comum. Como ela pode ser hereditária, se você possui casos na família é importante avaliar com um médico oftalmologista, porque as chances de você desenvolvê-la são maiores. Porém, em linhas gerais, os sintomas mais comuns do ceratocone são visão embaçada, visão distorcida, visão dupla e sensibilidade à luz. 

Vale lembrar que um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença é o ato de coçar os olhos!

Se você identifica algum desses sintomas, consulte com o oftalmologista para que ele analise a sua córnea e, no caso de haver alguma alteração, te encaminhe para exames como a topografia da córnea. 

Procura por oftalmologista no Rio de Janeiro?

Quer tirar dúvidas sobre a saúde dos seus olhos, fazer um diagnóstico do ceratocone ou examinar a possibilidade de fazer o procedimento da cirurgia crosslinking? Agende uma consulta na dr.olho, aqui você encontra um atendimento de qualidade e com preço acessível!

logo dr.olho oftalmologia

oftalmologia de alta qualidade, atendimento incrível e preço acessível.

2 comentários em “Crosslinking: o que é, como funciona e quanto custa!”

    1. Ana, essa é uma ótima pergunta e, graças a ela, vamos ajustar o texto. O valor médio de R$4.000 que colocamos no texto diz respeito a uma pesquisa que fizemos em caso de cirurgia nos dois olhos. Muitas vezes, o crosslinking é feito somente em um dos olhos. Nesses casos, o valor não cai pela metade, mas costuma ser menor, sim. Lembrando que nós fizemos a pesquisa na cidade do Rio de Janeiro. Aqui, na dr.olho, fazemos o crosslinking e, se quiser saber mais informações e agendar sua consulta, entre em contato com nossa equipe! Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Foto de olho com a córnea em formato cônico devido ao ceratocone

Ceratocone: causas, sintomas e tratamento

O ceratocone é uma condição que atinge a córnea, que é uma lente transparente muito fininha que fica sobre a parte colorida do olho, como uma tampa de relógio, sabe? O ceratocone causa um afinamento no centro dessa lente. Quando não é no centro, geralmente o afinamento acontece na parte inferior central da córnea. Esse afinamento deixa a córnea parecida com um cone e costuma atingir os dois olhos!

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa no WhatsApp! :)

ao iniciar a conversa, você concorda com a nossa política de privacidade

Condições Especiais no Mês das Mães!

Que tal presentear quem você ama com uma cirurgia de catarata completa?🥰