O ceratocone é uma condição que atinge a córnea, que é uma lente transparente muito fininha que fica sobre a parte colorida do olho, como uma tampa de relógio, sabe? O ceratocone causa um afinamento no centro dessa lente. Quando não é no centro, geralmente o afinamento acontece na parte inferior central da córnea. Esse afinamento deixa a córnea parecida com um cone e costuma atingir os dois olhos!
Assista à explicação que o oftalmologista Dr. Davi Gomes dos Anjos (CRM 52-108927-7) deu no Instagram da dr.olho:
A condição é rara e pode ser hereditária
O ceratocone é uma condição muito incomum. Na verdade, é tida como rara. Porém, acredita-se que exista influência do histórico familiar – em 6% a 8% dos casos, os pacientes com ceratocone possuem algum familiar que também sabiam que tinham a mesma condição nos olhos. Ou seja: se alguém da sua família tiver a doença, as chances de você também desenvolvê-la é maior!
De maneira mais técnica, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o ceratocone é uma distrofia contínua e progressiva que ocorre na córnea e que causa um afinamento central, ou próximo ao centro, geralmente na parte inferior, resultando em uma córnea com o formato de cone e que costuma afetar os dois olhos.
Além da predisposição genética, fatores ambientais influenciam o desenvolvimento do ceratocone. Atenção: o fator que está mais relacionado à doença é o ato de coçar os olhos! A doença surge na adolescência, entre 13 e 18 anos, e progride durante algum tempo. Em média, costuma progredir entre 6 a 8 anos e depois tende a estabilizar.
Quais os sintomas do ceratocone?
Os principais sintomas de ceratocone são: visão embaçada, visão distorcida, visão dupla e sensibilidade à luz. Se você sentir qualquer um desses sintomas, agende uma consulta com o médico oftalmologista!
Qual a consequência do ceratocone?
Quem tem ceratocone necessariamente tem astigmatismo. Já a miopia pode aparecer com o tempo. A tendência é que tanto o astigmatismo quanto a miopia aumentem com o tempo devido à perda do formato natural da córnea causada pela doença.
Como saber se tenho ceratocone?
Por se tratar de uma doença nos olhos, o médico indicado para cuidar do ceratocone é o oftalmologista. Logo na primeira consulta, o oftalmologista poderá realizar exames para observar a sua córnea. Se o oftalmologista notar alguma alteração, poderá pedir mais exames para avaliar a sua saúde ocular mais a fundo.
Existem alguns exames complementares para auxiliar o oftalmologista a diagnosticar o ceratocone. Entre eles, está o mais famoso, a Topografia de Córnea, que mostra a curvatura específica da córnea.
Como o ceratocone é progressivo, é importante guardar os exames de Topografia para que o oftalmologista consiga acompanhar a progressão da curvatura da córnea ao longo do tempo.
Também é pela doença ser progressiva que o seu oftalmologista pode pedir exames complementares de imagem com certa frequência (a cada ano ou a cada seis meses, por exemplo).
Qual é o tratamento para ceratocone? Tem cura?
Existem diversos tipos de tratamento para a doença. As principais intervenções servem para estabilizar a doença e para melhorar a visão do paciente.
No entanto, a escolha do melhor método é feita pelo médico oftalmologista junto com cada paciente de acordo com suas necessidades.
Em casos leves de ceratocone, por exemplo, o uso de lentes de contato específicas podem melhorar a visão do paciente. Porém, casos mais complicados exigem intervenções mais complexas. Em alguns casos, é possível realizar o implante de um anel intraestromal (parte da córnea), ou Anel de Ferrara, para melhorar a curvatura da córnea e melhorar a visão do paciente. Em outros, é possível fortalecer a córnea com um procedimento chamado Crosslinking, que ajuda a estabilizar o desenvolvimento da doença. Já em casos muito severos, é necessário realizar um transplante de córnea!
Qual o preço do tratamento para ceratocone?
O valor do tratamento varia conforme cada caso. Conforme falamos acima, existem vários tratamentos para a doença. Em casos mais leves, as lentes de contato rígida custam, em média, R$1500 por olho. Esse valor varia conforme a cidade e a clínica escolhida. As intervenções cirúrgicas são um pouco mais caras. Consulte o seu oftalmologista de confiança.
Procurando por especialista em ceratocone no Rio de Janeiro? Encontrou!
Se você procura um oftalmologista no Rio de Janeiro para diagnóstico e tratamento do ceratocone ou precisa fazer sua consulta oftalmológica de rotina, agenda uma consulta na dr.olho – oftalmologia! Na dr.olho, você encontra oftalmologia de qualidade, atendimento incrível e preço acessível.