A famosa cirurgia para quem quer se livrar de vez dos óculos, a cirurgia refrativa ou de correção, aparece como solução para muitas pessoas que sofrem com miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia. Entenda melhor como ela funciona, quem pode fazer e quando.
Alguns dados sobre Cirurgia Refrativa
A cirurgia refrativa já foi popularizada pela promessa de eliminar a necessidade de óculos ou lentes de contato. Afinal, a quantidade de pessoas que sofrem com erros de refração é grande no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 27% da população brasileira sofre com miopia e, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa Market Scope, só em 2018 foram realizadas aproximadamente 158 mil cirurgias de correção visual a laser no Brasil, quase uma cirurgia para cada mil brasileiros.
Como é feito o procedimento?
Existem algumas técnicas diferentes para essa cirurgia, mas as mais comuns são o PRK e LASIK. No PRK, o cirurgião retira o epitélio do paciente e aplica um laser sobre o estroma. Depois disso, é colocada uma lente de contato para proteger e esperar a recuperação do epitélio. Já no LASIK, o cirurgião cria um flap entre o epitélio e o estroma, uma espécie de aba, como uma tampa da laranja, e depois aplica o laser no estroma, antes de fechar o flap.
Qualquer pessoa pode fazer?
A cirurgia refrativa pode ser indicada para quem sofre com miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. Mas, no geral, alguns pré-requisitos são: a pessoa precisa ser maior de idade, ter o desenvolvimento da sua condição estável por pelo menos um ano e garantir que não sofre com outras doenças oculares.
Quem tem grau muito alto ou muito baixo pode fazer a cirurgia?
Depende. Apesar da cirurgia corrigir graus mais altos, outros fatores também precisam ser considerados antes do procedimento, como a curvatura e espessura da córnea. Em termos gerais, a cirurgia é indicada só para pessoas com até 10 graus, no caso de miopia, e até 6 graus para quem quer corrigir o astigmatismo.
Já quando o caso é de quem possui grau muito baixo, o procedimento geralmente pode ser realizado quando o grau é maior do que um. Porém, só uma avaliação com o oftalmologista pode afirmar com certeza a possibilidade da correção.
A condição pode voltar depois da cirurgia?
Embora seja raro na correção de miopia, em alguns casos pode haver regressão da condição, principalmente se o grau não estava totalmente estável antes da cirurgia. Não é incomum o grau voltar em casos de presbiopia, por conta do avanço na idade. Já nos casos de astigmatismo e hipermetropia, pode ocorrer regressão de até 15% nos primeiros anos.
Quem tem tanto miopia quanto astigmatismo pode fazer a cirurgia?
Sim, a cirurgia pode corrigir dois erros de refração em um mesmo procedimento, mas é importante respeitar os limites de grau, além da curvatura e espessura da córnea.
Quais doenças impossibilitam o procedimento?
Algumas doenças inviabilizam a cirurgia de refração, como o ceratocone, diabetes descompensada, herpes ocular, ambliopia severa, distrofias da córnea e doenças autoimunes de maior gravidade. O procedimento também não deve ser realizado em gestantes ou durante a amamentação.
Como é o pós-operatório e depois de quanto tempo posso voltar às minhas atividades normais?
Nos primeiros dias após a cirurgia, pode haver algum desconforto e o paciente pode sentir uma maior sensibilidade à luz, o que pode ser minimizado pelo uso de óculos de sol, desde que possua a proteção adequada.
A recuperação é diferente dependendo da técnica utilizada na cirurgia. Com a técnica PRK, o desconforto é um pouco maior e a visão leva em média 30 dias para atingir o resultado final, e sete dias para o paciente poder voltar às atividades rotineiras. Já no LASIK, a recuperação é mais rápida, geralmente em 1 ou 2 dias o paciente já vê uma boa melhora na visão e pode voltar à sua rotina. Independente da técnica, a cicatrização total pode levar de um a quatro meses.
No entanto, a decisão sobre a melhor técnica a ser utilizada varia conforme cada caso e fica a cargo do médico a partir dos exames pré operatórios do paciente.
A equipe dr.olho espera ter ajudado a sanar suas dúvidas a respeito da cirurgia refrativa. Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos sobre oftalmologia e conheçam a melhor clínica para atendê-lo.