Dúvidas sobre terçol? Neste post, respondemos às perguntas mais frequentes sobre a doença! Ah, também preparamos um vídeo em que perguntamos tudo sobre terçol e calázio para a Dra. Elisa Barreto (CRM 52-104779-5), especialista no assunto. Assista:
O que é terçol?
O terçol (hordéolo) é uma inflamação aguda nas glândulas presente nas pálpebras.
Pode evoluir para a formação de abscesso local, edema e endurecimento local independente do tratamento correto.
Quais os sintomas de terçol?
O terçol se caracteriza pelo aparecimento de inchaço nas pálpebras, aumento da sensibilidade local, dor no bordo palpebral, prurido e, geralmente, apresenta pus.
Qual médico procurar para saber se tenho terçol?
O terçol é tratado pelo médico oftalmologista, especialista em olhos. O diagnóstico é clínico, feito pelo oftalmologista através do exame de biomicroscopia, que é realizado com um equipamento chamado lâmpada de fenda. Não é necessário nenhum outro tipo de exame complementar para realizar o diagnóstico correto, ou seja, não precisa de exames de imagem ou de sangue.
Quanto tempo duram os sintomas do terçol?
Geralmente, os sintomas do terçol duram entre 7 e 14 dias. Esse tempo varia de acordo com a instituição precoce e adesão do paciente ao tratamento, da prevenção de recorrências e do tamanho do hordéolo em si. Podendo ser menor que 7 dias ou durar mais que 14 dias, porém é incomum.
É normal ter terçol com frequência?
Algumas pessoas tendem a desenvolver o terçol de forma recorrente. Ou seja, mesmo tratando, o terçol volta pouco tempo depois ou então surge em outro local. Isso acontece devido a fatores como a oleosidade da pele, ambientes com poeiras e uso excessivo de maquiagem sem a devida remoção.
Como tratar o terçol?
O terçol pode sumir sozinho ao ser reabsorvido sem exteriorizar seu conteúdo ou pode estourar e drenar toda a secreção para fora. Não é aconselhável o paciente fazer a drenagem manual (apertando). Apenas um oftalmologista poderá, de maneira segura, decidir se é indicado drenar a secreção – a drenagem manual é um procedimento incomum mesmo para o oftalmologista.
O terçol costuma ser tratado com compressa local de água morna durante 10 a 15 minutos, 4 vezes ao dia, por 14 dias. Utiliza-se um cotonete para aplicar a compressa de forma mais precisa sobre o terçol.
Antibióticos locais possuem pouca ação, porém podem ser prescritos pelo oftalmologista, inclusive na forma oral, em alguns casos.
O terçol é transmissível?
Terçol não é uma doença infectocontagiosa. Ou seja, o paciente não passa o terçol para outra pessoa.
Quem tem terçol pode trabalhar?
O paciente com terçol não precisa se afastar de suas atividades diárias, salvo raras exceções, na qual apresente sintomas sistêmicos que o incapacite, como febre alta ou dor local de grande intensidade e acometimento .
Quem tem terçol pode pegar sol?
Sim. A presença do terçol não contraindica o paciente de se expor à luz solar.
O terçol é perigoso?
O terçol é tido como uma patologia benigna, ou seja, com poucas chances de complicações. No entanto, quando não tratado corretamente, pode causar inflamações mais graves nos olhos, chamadas de celulites. Eles também podem formar abcessos, que acabam levando à necrose do tecido da região e até o surgimento de cicatrizes.
Existe remédio para terçol?
Não existe remédio específico para o terçol. As medidas de higiene local são úteis para evitar o surgimento e a recorrência da doença. O tratamento é baseado no uso de compressas mornas.
O que fazer quando o terçol estoura?
Nunca esprema o terçol manualmente para retirar mais conteúdo. Realize apenas as medidas de higiene local, e lembre-se: lave bem as mãos antes de levá-las aos olhos. Quando o terçol estoura cria um ambiente favorável a infecções, por isso evite colocar as mãos na ferida.
Por que o terçol fica amarelo?
Quando a pontinha do terçol fica amarela, significa que naquela obstrução existe pus. Não se preocupe, faz parte da doença.
Pode aplicar maquiagem no olho com terçol?
Não é aconselhável usar maquiagem quando se apresenta terçol. Os grânulos presente nos produtos pode levar a novas obstruções, gerando novo terçol e prejudicar o tratamento daquele que já existe.
Qual a diferença entre terçol e conjuntivite?
O terçol é uma inflamação que ocorre nas glândulas presente nas pálpebras. A conjuntivite, por sua vez, é uma inflamação que ocorre na conjuntiva, uma fina membrana que recobre a parte interna das pálpebras e do globo ocular.
É possível pegar terçol e conjuntivite ao mesmo tempo?
Sim, é possível. Não é comum ocorrer ao mesmo tempo as duas doenças. No entanto, pode ocorrer de ambas coincidirem.
Se necessário, procure o oftalmologista
A dr.olho oferece consulta oftalmológica a preço popular. Nossas consultas são sempre completas com todos os exames que uma consulta oftalmológica tem que ter.
Agende:
Online: https://drolho.com/agendamento
Telefone (21) 2018-7040
WhatsApp: clique aqui!
Eu trabalho em um ambiente com muito pó,isso pôde agravar?
Excelentes as explicações. Claras , objetivas e adaptadas para leigos.
A forma de perguntas e respostas é muito boa.
Parabéns!!!
Obrigado, Eliane! Nosso objetivo é democratizar o acesso à oftalmologia de qualidade também na internet!