Muitas pessoas têm dúvida sobre quando procurar uma clínica oftalmológica de emergência. Listamos os principais motivos que podem levar você a procurar uma consulta de emergência!
Apesar de muito pequeno, o olho é um órgão extremamente sensível e importante para nossas vidas. Um pequeno cisco pode causar um incômodo extremo, não é mesmo? Isso sem contar com as doenças que podem nos tirar a visão, alterando completamente nosso estilo de vida.
Por isso, aqui vamos listar os principais motivos que devem te levar ao oftalmologista para uma consulta de emergência!
Qualquer sintoma como vermelhidão, coceira, ardência, lacrimejamento, sensação de areia, secreção amarelada.
Se forem sintomas leves que melhoraram após algumas horas, não há necessidade de passar por uma consulta de emergência. O mesmo vale para aqueles sintomas que estão aí há muito tempo ou para doenças que já foram diagnosticadas. Esses problemas devem ser acompanhados em uma consulta normal, sem necessidade de urgência.
Após um acidente que envolva trauma ocular, como soco ou bolada.
Mesmo que não haja nenhum sintoma após a pancada, a avaliação do oftalmologista é extremamente importante para detectar pequenas alterações que podem causar problemas mais sérios no futuro.
Quando cair um cisco no olho.
Muitas vezes as pessoas tentam tirar cisco com sopro, soro fisiológico, água boricada ou outras soluções caseiras. É importante não insistir em tentar resolver o problema em casa, pois a presença do cisco pode causar lesões na córnea, que serão mais difíceis de tratar depois. Deixe que o médico oftalmologista te ajude quando isso acontecer.
Apesar de parecer óbvio, é preciso orientar as pessoas que procurem um atendimento de emergência oftalmológica quando houver qualquer perda de visão repentina, redução do campo visual, perda de uma parte da visão ou presença manchas. Estes sintomas podem significar algo muito sério que, se não for tratado a tempo pode causar um dano irreversível.