Neste post, você vai saber tudo sobre o calázio, sintomas, o tratamento e o valor de uma cirurgia de calázio. Também preparamos um vídeo em que nós perguntamos tudo para a Dra. Elisa Barreto, especialista no tema. Veja:
O que é calázio?
O calázio é uma inflamação local crônica em formato de caroço que surge em glândulas localizadas em nossas pálpebras. É o famoso caroço na pálpebra do olho que não sai mais com tratamentos que não sejam cirúrgicos. O tamanho do calázio pode variar: alguns são bem pequenos, mas outros podem ficar tão grandes a ponto de prejudicar o bom funcionamento da pálpebra.
Como tratar um calázio?
O calázio geralmente acontece pela obstrução da glândula que produz gordura, acarretando um acúmulo desta secreção e gerando uma lesão local. Como o principal problema é a obstrução do canal da glândula, uma compressa morna pode ajudar a dilatar esse canal e a desobstruí-lo.
Para quem a cirurgia é indicada?
O calázio geralmente não causa problemas oculares e a principal indicação acaba sendo por questões estéticas. No entanto, para casos avançados, o calázio pode prejudicar o funcionamento da pálpebra e até gerar graus como astigmatismo. Nesses casos, a cirurgia deixa de ser somente estética e passa a ter objetivo funcional.
Como é feita a cirurgia de calázio?
A cirurgia de calázio é feita em centro cirúrgico oftalmológico, com anestesia local e é realizada por um médico oftalmologista, de preferência com especialidade em cirurgia plástica ocular (oculoplástica).
Durante a cirurgia, o cirurgião utiliza uma pinça para identificar e isolar o calázio. Após o uso da pinça, everte-se a pálpebra e, com um bisturí estéril, realiza-se um corte vertical no local da glândula e realiza-se a curetagem do material associado à retirada da cápsula do calázio.
Não é necessário ponto quando o acesso é realizado pela parte interna, mas, se for pela parte externa, necessita-se de ponto local.
Como é a recuperação do calázio?
A recuperação demora de 7 a 14 dias. Pode haver um hematoma local que é reabsorvido naturalmente. O uso de compressas geladas e colírios antibióticos no pós operatórios favorecem a resolução do quadro e são prescritas pelo cirurgião oftalmologista quando necessários. Lembre-se: siga somente as orientações do seu médico, nenhum texto na internet, como este, substitui as orientações do médico que está acompanhando você.
O calázio pode voltar?
É raro, mas o calázio pode voltar, sim. É mais comum que uma glândula próxima cause outro calázio do que o calázio antigo volte. Como temos em torno de 20 a 25 glândulas em cada pálpebra, podemos ter de 20 a 25 calázios por pálpebra e por olho!
Qual o valor de uma cirurgia de calázio?
Na cidade do Rio de Janeiro, o valor de uma cirurgia de calázio é de R$2.000 em média. O valor final de uma cirurgia de calázio depende de avaliação com o médico oftalmologista, pois os custos podem variar de acordo com cada caso. O orçamento também pode variar de acordo com a experiência do cirurgião, a cidade e o tipo de clínica que oferece o serviço.
Cirurgia de Calázio de alta qualidade a preço popular
A dr.olho conta com cirurgiões oftalmologistas especialistas em plástica ocular (oculoplástica). A consulta com os cirurgiões têm preços populares e agendamento muito rápido. Além disso, nossos pacotes de cirurgias são sempre completos e nós gerenciamos todo o processo cirúrgico do começo ao fim.
Para solicitar um orçamento e agendar sua consulta, entre em contato por telefone ou WhatsApp pelo (21) 2018-7040. Se preferir, pode agendar online em nosso site: https://drolho.com/agendamento.