Afinal, o que é, quais os sintomas e como se transmite a conjuntivite? A gente te explica de maneira fácil de entender! Vem com a gente!
Para entender melhor o que é a conjuntivite, primeiro precisamos aprender o que é a conjuntiva.
O que é a conjuntiva?
A conjuntiva é o tecido que recobre a parte branca do olho (esclera) e a parte interna das pálpebras. É um tecido muito fino e, por isso, muito difícil de ser visualizado a olho nu. A principal função da conjuntiva é a de proteção do globo ocular. Assim, ela é uma importante barreira para evitar que os microorganismos entrem em contato com o olho. Por isso, a conjuntivite (inflamação da conjuntiva) é uma das inflamações mais comuns do nosso olho.
E então, o que é a conjuntivite?
A conjuntivite, como o próprio nome diz, é a inflamação da conjuntiva. É uma doença inflamatória, mas nem sempre infecciosa. Isso significa que nem sempre ela é causada por algum microorganismo, como vírus ou bactéria. Ela pode ser alérgica, por exemplo.
Quais são os tipos de conjuntivite?
Existem 3 principais tipos:
Bacteriana: acontece devido a infecção por uma bactéria. Por isso, nestes casos, é necessário o uso de colírio antibiótico para melhorar.
Viral: é aquela causada por um vírus. É o tipo mais comum de conjuntivite! Diferente da infecção bacteriana, não é necessário o uso de colírios antibióticos para o tratamento. Por isso, muitas vezes o médico oftalmologista prescreve apenas remédios sintomáticos para este tipo de conjuntivite.
Alérgica: essa é a inflamação dos olhos causada por uma reação alérgica. Muitas vezes é acompanhada da rinite alérgica!
E quais são os sintomas?
Os sintomas da conjuntivite são muito variados e muito parecidos entre os diferentes tipos. Por isso, muitas vezes, o diagnóstico exato é um desafio para o médico oftalmologista. No entanto, podemos listar quais são os sintomas mais encontrados: coceira, vermelhidão, ardência, lacrimejamento, inchaço nas pálpebras, secreção amarelada. É importante lembrar que os sintomas podem aparecer apenas em um olho ou nos dois ao mesmo tempo!
Qual é o tratamento?
O tratamento da conjuntivite vai ser iniciado com base na principal hipótese do médico oftalmologista. Isso significa que o médico vai analisar todas as características da doença e chegar a uma causa como suspeita principal. O tratamento pode envolver o uso de colírios antibióticos, antiinflamatórios e lubrificantes, compressas frias e até medicamentos por via oral em alguns casos.
Bom dia. Meu olho direito amanheceu assim hoje.arranhando .lacrimejando.e todo vermelho. O que pode ser.?