Como está sendo amplamente divulgado pela mídia, o novo coronavírus (COVID-19) é transmitido através do contato de uma pessoa saudável com gotículas de saliva expelidas pela tosse, espirros ou secreções como catarro de pessoas que estão com a doença. A proximidade de 1 metro de uma pessoa contaminada já é suficiente para a contaminação.
A Academia Americana de Oftalmologia (AAO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgaram recentemente novas descobertas que relacionam o novo Coronavírus e os olhos.
Foi constatado que a doença também pode ser transmitida através de secreções oculares e que o vírus pode penetrar no corpo humano pelos olhos.
Pessoas que estão com o novo coronavírus podem manifestar, além dos sintomas respiratórios (tosse, falta de ar) e febre, um quadro de conjuntivite.
Assim, qualquer pessoa que apresente um quadro de conjuntivite associado a tosse ou falta de ar e que tenha voltado de uma viagem internacional ou tido contato com alguém portador do Coronavírus é um caso suspeito da doença.
Vale lembrar que na grande maioria dos casos, as pessoas infectadas pelo COVID-19 apresentam sintomas semelhantes a um resfriado comum, sem sinais de gravidade.
Como prevenir a contaminação pelo novo coronavírus?
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
– Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.