Pular para o conteúdo
Pesquisar
Close this search box.
A cor dos nossos olhos é determinada pela genética - uma área do conhecimento muito complexa. Mas, neste artigo, tentaremos explicar a ciência por trás da cor dos olhos humanos da forma mais simples possível. Confira!

O que você vai ler:

A cor dos nossos olhos é determinada pela genética – uma área do conhecimento muito complexa. Mas, neste artigo, tentaremos explicar a ciência por trás da cor dos olhos humanos da forma mais simples possível. Confira!

Sumário

O que determina a cor dos olhos?

Quando estamos falando de cor dos olhos, nos referimos à cor da íris – a parte colorida do olho. E a cor da íris é determinada pela quantidade de melanina presente nela.

Quanto mais escuros forem os olhos, maior a quantidade de melanina presente nas íris. E vice-versa: quanto mais azuis forem os olhos, menor a quantidade de melanina. Um quantidade média, por sua vez, faz os olhos parecerem verdes.

Em resumo: a cor do pigmento em todos olhos é preto, a cor da melanina – o que muda é a quantidade desses pigmentos em cada pessoa.

O surgimento de diferentes tonalidades nos olhos ocorre devido à quantidade de melanina e à forma como a luz a reflete o pigmento. Características anatômicas da íris de cada um também influenciam na aparência da íris.

Relembrando as aulas de biologia da escola

A forma mais simples de prever (ou, pelo menos, tentar prever) a cor dos olhos de um bebê é utilizando os conhecimentos de genética adquiridos no ensino médio. Se você matou essas aulas ou já não se lembra mais de nada, calma, que nós vamos te ajudar.

A cor dos olhos é uma característica hereditária influenciada por mais de um gene. São esses genes que determinam a quantidade de melanina na íris.

Todos nós herdamos duas cópias de cada gene dos nossos pais, inclusive os genes que determinam a cor dos olhos. Os genes que as pessoas possuem são os mesmos, mas eles podem existir em diferentes tipos, que chamamos de alelos. Os alelos são os diferentes tipos do gene, que determinam uma característica a um indivíduo.

Dito isso, uma cópia do gene que determina a cor dos olhos vem da mãe e a outra vem do pai. Os dois alelos são armazenados em nosso código genético e podem ser passados em diante para nossos filhos, mas somente um desses alelos expressa fisicamente a cor dos olhos.

Aqui, entra um conceito importante. Existem os genes dominantes e os genes recessivos. O gene dominante prevalece em nossa aparência, enquanto os genes recessivos ficam guardados em nosso DNA prontos para serem passados para as próximas gerações. No caso dos olhos, as cores escuras nos olhos são dominantes, enquanto cores mais claras são recessivas. Ou seja, as cores escuras sempre prevalecem sobre as cores mais claras.

Por isso, uma pessoa com um gene de olhos castanhos e com um gene de olhos azuis vai ter olho castanho. E a única forma de uma bebê nascer com olhos azuis é ter dois genes recessivos.

Contudo, como vimos, pai e mãe com olhos escuros ainda podem carregar um gene recessivo do olho azul. Assim, ambos os pais com olhos escuros podem ter bebês com olhos claros.

Vamos às possibilidades (simplificadas, ok?) de um bebê ter olhos azuis:

  • Pai e mãe com olhos azuis = 100% chance de olhos azuis.
  • Olhos castanhos (pai ou mãe) + olhos azuis (pai ou mãe) = 50% de chance de olhos azuis, mas só se o pai ou mãe que tiver olhos castanhos carregar o gene do olho azul – se algum dos avós tiver olhos azuis, por exemplo. Caso contrário, a chance do bebê nascer com olhos azuis é 0%.
  • Olhos marrons + olhos marrons = 25% de chance do bebê nascer com olhos azuis, mas somente se os dois pais tiverem o gene do olho azul – se algum dos avós tiver olhos azuis, por exemplo. Caso contrário, as chances são 0%.

Para ilustrar melhor, veja a tabela abaixo com as probabilidades da cor do olho do bebê.

Tabela de previsão da cor dos olhos do bebê (probabilidade e possibilidade)

tabela de probabilidade da cor dos olhos do bebê com cores possíveis e cores prováveis

Os bebês herdam a cor dos olhos do pai ou da mãe?

A cor dos olhos do bebê é determinada pela carga genética de ambos os pais.

Pais com olhos escuros podem ter filhos com olhos claros?

Como a genética é quem determina a cor dos olhos do bebê, saber a cor dos olhos dos avós maternos e paternos ajuda no cálculo da probabilidade. Para o filho de pais castanhos nascer com olho azul, é necessário que tenha pelo menos um avô ou avó paternos e um avô ou avó maternos com olho azul. Se só tiver um avô com olhos azuis e ambos os pais com olhos castanhos, a chance de o bebê nascer com olhos azuis é zero.

Quando a cor dos olhos do bebê estabiliza?

Quem já pegou um bebê recém-nascido no colo, sabe que os olhos deles são meio cinza-azulados. Isso é normal e os olhos dos bebês vão mudando ao longo do tempo.

Os olhos dos bebês podem mudar durante o primeiro ano de vida. Isso acontece porque as células que produzem melanina vão se desenvolvendo por pelo menos seis meses após o nascimento. E, como já sabemos, a quantidade de melanina produzida é que determina a cor dos olhos de um indivíduo.

Cores anômalas

Algumas disfunções podem gerar olhos de cores além das mais comuns, como olhos de cores diferentes ou olhos vermelhos, por exemplo.

Heterocromia

A heterocromia acontece quando uma pessoa tem os olhos com cores diferentes. A heterocromia pode ser total ou parcial – algumas pessoas possuem somente algumas manchas coloridas na íris, por exemplo.

Um caso muito famoso de olhos de cores diferentes é o do cantor David Bowie. Na verdade, ele não tinha olhos de cores diferentes: após trauma ocular, Bowie ficou com as pupilas de tamanhos diferentes (anisocoria), causando a impressão de que o cantor tinha olhos de cores diferentes.

Apesar de muita gente achar que os olhos do artista David Bowie serem de cores diferentes, condição chamada de heterocromia, a aparência dele se dá porque suas pupilas possuíam tamanhos diferentes (condição chamada anisocoria)

Anisocoria

Apesar de não mudar a cor dos olhos, a anisocoria deixa as pupilas dos olhos de tamanhos diferentes, causando a impressão de que o portador da condição tenha olhos de cores diferentes, assim como David Bowie.

A anisocoria pode ser causada por traumas – como é o caso do artista, que contraiu o problema depois de um soco que levou na adolescência – ou desde o nascimento.

Em alguns casos, essa diferença no tamanho das pupilas pode ser tratada. Mas, muitas vezes, os pacientes apresentam o problema para o resto da vida.

Quando procurar um oftalmologista?

Mudanças na cor dos olhos na idade adulta não é comum. Eventuais alterações ou surgimentos de manchas coloridas na íris ou na parte branca dos olhos devem ser investigados pelo médico oftalmologista.

Se você precisa de um oftalmologista, agende sua consulta na dr.olho pelos seguintes canais:

Online: https://drolho.com/agendamento

Telefone: (21) 2018-7040

WhatsApp: clique aqui!

logo dr.olho oftalmologia

oftalmologia de alta qualidade, atendimento incrível e preço acessível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa no WhatsApp! :)

ao iniciar a conversa, você concorda com a nossa política de privacidade

Condições Especiais no Mês das Mães!

Que tal presentear quem você ama com uma cirurgia de catarata completa?🥰