Para cada fase da vida, há uma frequência ideal para visitar o médico oftalmologista. Consultar um oftalmologista é importante mesmo quando não há sintomas de doenças.
Neste post, explicamos as diferentes razões por que uma pessoa deve ir ao oftalmologista. Separamos em três faixas etárias: bebês e crianças, jovens e adultos; e idosos. Confira!
Bebês e crianças
A avaliação precoce da saúde ocular do recém nascido é muito importante para detectar doenças que poderiam causar cegueira no futuro. Um exame básico de rotina, que é feito ainda na maternidade, é o teste do olhinho.
O teste do olhinho não precisa ser feito por um médico oftalmologista. Porém, quando há alguma alteração ou dúvida no exame, o paciente deve ser encaminhado para uma avaliação com o oftalmologista.
O teste do olhinho é utilizado para diagnosticar a catarata congênita, que deve ser tratada com rapidez para evitar a cegueira irreversível!
Após o período neonatal, recomenda-se uma avaliação oftalmológica a cada seis meses até a criança completar 2 anos de idade. Após completar dois anos, a criança deve ir todos os anos ao oftalmologista até a idade escolar (9 anos). É neste momento que será feita a avaliação da visão do paciente para um bom desempenho escolar.
Jovens e Adultos
Nessa faixa de idade, o recomendado é que seja feita ao menos uma consulta anual. Ir ao oftalmologista uma vez por ano é muito importante, pois, durante essa fase da vida, podem surgir doenças oculares crônicas como o glaucoma!
Essas doenças podem ser assintomáticas e necessitam de tratamento para evitar a cegueira no futuro. Além disso, o exame de avaliação do grau é sempre feito na consulta e permite ao oftalmologista prescrever óculos atualizados para corrigir a visão do paciente.
Idosos
Na terceira idade, as doenças oculares crônicas se tornam mais frequentes. Além disso, as doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão arterial, também afetam os olhos e podem comprometer a visão.
Assim, as consultas devem manter a frequência anual se não houver nenhuma doença diagnosticada. Porém, caso haja alguma patologia em tratamento, as consultas oftalmológicas em idosos devem ser realizadas em um espaço menor de tempo (a cada 6 meses, por exemplo) conforme indicação médica.
É extremamente importante que o idoso mantenho seus exames oftalmológicos em dia! A baixa visão nesta faixa etária pode trazer outros problemas mais graves, como quedas, traumas e dificuldade para executar suas atividades diárias.