Atenção à data de vencimento e aos exageros!
O uso de maquiagem na região dos olhos exige cautela: cuidado com o acúmulo de maquiagem nos olhos e atente-se à data de validade dos produtos que você costuma usar! O acúmulo de maquiagem nos olhos pode causar uma inflamação nas pálpebras conhecida como blefarite. Isso porque a acumulação calcifica dentro da pálpebra, causando desconforto, inchaço e dores. É importante sempre retirar o produto antes de dormir!
Dependendo do perfil da pessoa, se for o caso de ter o olho seco, pode haver irritação, levando a uma conjuntivite alérgica ou tóxica. Uma das medidas a serem tomadas para aliviar os sintomas é deixar de usar a maquiagem por um tempo.
⚠️ Cuidado também com a validade dos produtos! Cosméticos secos ou contaminados podem causar alergias, coceiras e até conjuntivites e contaminações na mucosa ocular.
Confira a validade dos produtos geralmente usados na região dos olhos:
? Máscara para cílios: geralmente de 04 a 06 meses. Se o produto apresentar aparência esfarelada, mudança de cor ou ressecamento da tinta, descarte-o! Não adicione água ou óleo para aumentar a validade, pois essa atitude pode aumentar a proliferação de bactérias.
? Sombras: Costumam ter de 18 a 24 meses de validade. Jogue fora se apresentar alterações de cor, de textura ou se aparecer pontos brancos, verdes ou zinca. Isso acontece quando há presença de fungos no produto.
? Lápis para os olhos: Um dos produtos mais perigosos, se usados fora da data de validade. Duram, em média, 18 meses. Após este período fica bem seco, difícil de passar e perde a pigmentação.
? Delineadores para os olhos: em média, duram 12 meses. Se forem em formato de caneta, podem secar ou vencer antes. Quando estiverem ressecados e difíceis de passar, estão fora da data de validade.
Fonte: CBO