No dia 6 de janeiro de 2023, a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou o Centro Carioca do Olho (Hospital do Olho), no bairro de Benfica. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Hospital do Olho terá capacidade para realizar 52 mil procedimentos de oftalmologia por mês, como cirurgia de catarata, estrabismo, glaucoma, retina e outras sub especialidades oftalmológicas. Saiba como fazer a cirurgia de catarata e outras cirurgias no novo hospital!
Como fazer para marcar uma consulta no Hospital do Olho de Benfica?
As consultas, exames e procedimentos não são marcados diretamente no Hospital do Olho de Benfica. Para agendar, é necessário passar pelo procedimento normal do SUS. Ou seja, é preciso passar por uma unidade de atenção primária (clínica da família ou centros municipais de saúde).
Na clínica da família, um médico generalista vai encaminhar o paciente para um atendimento com o especialista em oftalmologia. Essa consulta será realizada onde houver vaga mais rápido. Pode ser no Hospital do Olho de Benfica ou em outro centro de atendimento oftalmológico pelo SUS na cidade do Rio de Janeiro.
Para saber em qual unidade básica você pode ser atendido, clique aqui e acesse a página da Prefeitura do Rio.
Qual o endereço do Hospital do Olho de Benfica?
O Centro Carioca do Olho (Hospital do Olho) de Benfica está localizado na Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, 495 – Benfica. A Prefeitura disponibiliza ônibus gratuitos para levar os pacientes agendados para o Super Centro Carioca de Saúde, onde o Hospital do Olho de Benfica está localizado.
Já fui diagnosticado com catarata e quero ser atendido no Hospital do Olho de Benfica. O que devo fazer?
O encaminhamento para o Hospital do Olho de Benfica é feito pelo SISREG. Por isso, quem decide para onde o paciente será encaminhado é o próprio SISREG, não o paciente.
O SISREG é um sistema de regulação das vagas de atendimentos e cirurgias pelo SUS no Rio de Janeiro. Os pacientes que precisam de atendimento ou cirurgia pelo SUS são inseridos na fila do SISREG pelo profissional que o atendeu na rede pública.
Então, conforme a fila anda, os pacientes são direcionados pelo SISREG para as unidades de atendimento especializadas. O Hospital do Olho de Benfica será o maior centro de atendimento em oftalmologia pelo SUS no Rio de Janeiro.
Como fazer a cirurgia de catarata no Hospital do Olho de Benfica?
As vagas para cirurgia de catarata do SUS são reguladas pelo SISREG. Para um paciente fazer a cirurgia de catarata no Hospital do Olho de Benfica, ele deve primeiro ser inserido na fila da cirurgia de catarata do SISREG. Quando chegar a sua vez de fazer a cirurgia, ele será direcionado a uma unidade de atendimento SUS. Essa unidade pode ser o Hospital do Olho de Benfica.
Qual lente intraocular o Hospital do Olho de Benfica utiliza na cirurgia de catarata?
O SUS e a maioria dos convênios fornecem lentes esféricas básicas para a cirurgia de catarata. Para utilizar lentes personalizadas asféricas, tóricas (que corrigem o astigmatismo) ou multifocais, é necessário recorrer ao serviço de saúde particular – mesmo que o paciente tenha plano de saúde.
O que são lentes intraoculares na cirurgia de catarata?
A catarata por idade ocorre por volta dos 60 anos de idade. Com o passar do tempo, o cristalino (lente natural do olho) deixa de ser transparente e vai ficando opaca aos poucos.
Quando isso acontece, o cristalino passa a ser chamado de catarata. Para recuperar a visão perdido por causa da catarata, é necessário realizar a cirurgia de catarata, conhecida no meio médico como facectomia. A cirurgia de catarata consiste na retirada da catarata e, no lugar dela, o cirurgião insere uma .
Para escolher a lente ideal a ser utilizada na cirurgia, são necessários diversos exames oftalmológicos. O paciente e o médico escolhem, juntos, a lente intraocular ideal para o caso do paciente.
Existem diversos tipos de lentes intraoculares no mercado, como as lentes asféricas, lentes tóricas e lentes trifocais. Por exemplo: se o paciente tiver astigmatismo, pode ser recomendada a utilização de lentes asféricas tóricas monofocais ou trifocais.
Qual lente intraocular o SUS utiliza?
O SUS e a maioria dos planos de saúde disponibilizam lentes intraoculares esféricas na cirurgia de catarata. Essa lente fica lá dentro do olho do paciente para sempre, já que a cirurgia de catarata não pode ser refeita.
Geralmente, as lentes fornecidas pelo SUS e planos de saúde são básicas e não possuem tecnologias que permitem tornar os pacientes mais independentes de óculos. Essas tecnologias só podem ser encontradas em lentes asféricas tóricas e lentes trifocais.
Veja, na imagem abaixo, uma comparação entre as lentes asféricas e lentes esféricas:
Como visto na imagem acima, lentes esféricas podem deixar a imagem distorcida em suas bordas. Nos casos de lentes intraoculares asféricas, isso também pode acontecer em alguns casos.
No entanto, não há muitos relatos de pacientes que reclamam de distorções e isso não significa que lentes esféricas sejam ruins.
Contudo, há opções melhores, como as lentes asféricas, lentes tóricas e lentes trifocais.
Lentes asféricas, lentes tóricas e lentes trifocais
As lentes asféricas são lentes que promovem uma visão nítida em todo o campo de visão e corrigem a miopia ou hipermetropia, mas não corrigem o astigmatismo. No Brasil, geralmente são chamadas de lentes importadas – embora existam lentes nacionais asféricas. No mercado internacional, há várias marcas disponíveis, como Alcon, Rayner, Hoya, Jhonson & Jhonson e outras.
As lentes asféricas tóricas são lentes que corrigem o grau de astigmatismo do paciente, além de corrigir graus de miopia ou hipermetropia. Por isso, quando o cirurgião identifica astigmatismo no paciente, ele pode recomendar a utilização de lentes asféricas tóricas para proporcionar a melhor visão ao paciente.
Já as lentes trifocais são as mais avançadas do mercado, pois corrigem a visão para perto, intermediária e para longe. Se forem lentes trifocais tóricas, corrigirão também o astigmatismo.
Tabela comparativa de lentes intraoculares para cirurgia de catarata
Para ajudar a diferenciar os diferentes tipos de lentes intraoculares disponíveis para a cirurgia de catarata, preparamos uma tabela comparativa (abaixo) entre as lentes esféricas, lentes asféricas, lentes tóricas e trifocais. Confira:
Lembre-se: em caso de dúvidas sobre a melhor lente intraocular para o seu caso, recorra sempre ao seu médico oftalmologista. Nenhum texto na internet substitui em parte ou no todo a opinião do seu médico.
Onde fazer cirurgia de catarata com lente asférica, tórica e trifocal no Rio de Janeiro?
A dr.olho realiza cirurgias de catarata de alta qualidade utilizando as melhores lentes intraoculares disponíveis no mercado, como as lentes asféricas, lentes tóricas, lentes trifocais e lentes de foco estendido.
Além disso, parcelamos tudo em até 21x no cartão de crédito e em até 24x no boleto bancário (com análise de crédito).
Realizamos nossas cirurgias em centros cirúrgicos de ponta e com os melhores equipamentos do mercado.
Ah, e sempre trabalhamos com pacotes completos e sem surpresas financeiras no meio do caminho.
Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento!Cirurgia de Catarata
Vocês tem Especialista em Glaucoma
Olá, Ana, tudo bem? A dr.olho tem especialista em glaucoma, sim! Para agendar sua consulta, acesse https://drolho.com/agendamento ou entre em contato conosco pelo telefone (21) 2018-7040. Você também pode agendar pelo WhatsApp (21) 2018-7040.