A melhor forma de coçar os olhos é… NÃO COÇANDO!
Quando temos alergia, muito sono ou quando os nossos olhos estão muito secos, dá aquela vontade de coçar os olhos, certo? Dá até mesmo prazer em esfregar os olhos! Mas saiba que não devemos coçar nem esfregar os olhos. Descubra os riscos dessa prática tão comum no post de hoje!
Não acredite em tudo que vê na internet!
Muita gente por aí está fazendo vídeos no YouTube ensinando a coçar os olhos. Uns dizem para utilizar a parte de trás das mãos, outros dizem para colocar sachê de chá sobre os olhos, mas a verdade é que nosso olho não foi feito para ser coçado. Simples assim!
Por que não podemos coçar os olhos?
Quando levamos as mãos aos olhos, podemos lesionar diversas estruturas oculares, como a córnea. Coçar os olhos pode causar ou piorar o ceratocone, uma doença progressiva que causa altos graus de astigmatismo e, em casos extremos, pode levar à necessidade de transplante de córnea!
Há outras estruturas frágeis que podem ser prejudicadas quando coçamos o olho, como o vítreo (substância gelatinosa e transparente que preenche o olho por dentro) e a retina (tecido que reveste o olho por dentro). O vítreo e a retina podem sofrer descolamento quando coçamos ou esfregamos os olhos (descolamento de retina e descolamento do vítreo).
Além disso, se nossas mãos estiverem sujas e forem levadas aos olhos, podemos contrair uma conjutivite e outras infecções!
Mas meu olho não para de coçar! O que faço?
A coceira constante nos olhos não é comum. Se isso estiver acontecendo, procure o oftalmologista! Isso pode ser sinal de algo simples ou algo grave, mas só o médico oftalmologista conseguirá te dar o diagnóstico preciso sobre o seu caso.
Pingback: O que é retina? E o que é descolamento de retina? | dr.olho