O exame de Campo Visual Computadorizado, ou Campimetria, é um dos exames mais comuns da oftalmologia. Em linhas gerais, ele quantifica a área espacial percebida pelo olho do paciente. Mas para que serve saber essa informação? Quais os tipos que existem? Quais doenças ele consegue detectar? Continue a leitura e descubra!
O que é o Exame de Campo Visual Computadorizado?
É um exame que avalia a amplitude do campo visual do paciente, quantificando a área espacial percebida pelo olho do indivíduo que está sendo examinado. Ele detecta alterações na visão que muitas vezes não são percebidas pelo paciente. O exame também avalia a sensibilidade à luz na área espacial observada pelo paciente.
A imagem abaixo mostra um exemplo de resultado do exame de campo visual computadorizado. Nele, são quantificadas tanto a área percebida pelo paciente quanto a sensibilidade à luz, em gráficos numéricos e de cores.
Como funciona e para que serve?
É um exame indolor que apresenta diversos campos luminosos para que sejam percebidos pelo paciente. Na prática, o paciente é colocado em frente a um aparelho que mostrará para ele vários pontos luminosos com diferentes intensidades. Esses pontos vão aparecendo em lugares diferentes do campo de visão. Sem movimentar o olho, o paciente deve responder aos estímulos percebidos. Por isso, o exame depende exclusivamente das respostas dadas pelo paciente. Dessa forma, é necessária bastante atenção durante todo o exame. Assim, o resultado será o mais preciso possível.
Algumas características do exame:
- O procedimento é indolor e dura de 10 a 20 minutos;
- Não há necessidade de dilatar a pupila;
- Realizado em sala com baixa luminosidade;
- Não há contato de instrumentos com o olho do paciente.
- Não há a necessidade de suspensão de qualquer medicação via oral e/ou colírios;
- Não há necessidade de suspender o uso das lentes de contato;
- Pacientes que utilizam pilocarpina (medicamento para tratamento do glaucoma) devem pedir autorização ao médico para suspender o uso três dias antes do exame.
O resultado do exame deve ser levado ao médico que o solicitou. Quando são encontradas alterações no campo visual, o médico pode comparar essas alterações com características de determinadas doenças, como o glaucoma, retinopatias (oclusões vasculares, coroidites, retinose pigmentar) e maculopatias (por cloroquina, degeneração macular senil).
Nos resultados dos exames, saem alguns índices de confiabilidade. Muitas vezes, o médico pode solicitar uma nova realização do campo visual.
Quais são os tipos de campimetria?
Há dois tipos de campo visual, o computadorizado e o manual. No primeiro tipo, o computadorizado, o exame é feito em uma máquina. No segundo tipo, o manual, o exame é feito por um profissional treinado para isso, chamado campimetrista.
Quanto custa o Campo Visual Computadorizado no Rio de Janeiro?
Em média, o preço do campo visual é de R$150 no Rio de Janeiro. Esse valor depende da região da cidade e da clínica escolhida. Para comparar valores e escolher a clínica mais próxima da sua casa, visite nossa plataforma que une clínicas de excelência aos nossos pacientes!
Onde faz o Campo Visual Computadorizado no Rio de Janeiro?
No Rio de Janeiro, existem muitas clínicas e consultórios oftalmológicos que realizam o campo visual computadorizado. A dr.olho tem uma plataforma que reúne as melhores clínicas aos nossos pacientes. Nela, você encontra o campo visual com valores acessíveis e pagamento facilitado.