O astigmatismo pertence a um grupo de doenças chamadas de erros refracionais, junto com a hipermetropia, a miopia e a presbiopia.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o astigmatismo é causado por diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, formando a imagem em planos diferentes, distorcendo-a.
Em vez de terem uma forma redonda, as córneas das pessoas com astigmatismo muitas vezes apresentam um formato oval. Isto provoca um erro refrativo, distorcendo a luz quando esta entra nos olhos. Como resultado disto as imagens ficam desfocadas. O astigmatismo é uma condição comum em que a pessoa vê objetos desfocados tanto para objetos de perto como de longe.
A maior parte das pessoas que tem astigmatismo convive bem apenas com uso de óculos ou lente de contato. No entanto, alguns pacientes apresentam astigmatismo irregular e de crescimento desordenado, dando origem ao ceratocone, que é uma condição que pode levar a baixa visual importante.
O astigmatismo é corrigido usando óculos ou lentes de contato, mas exige exames oftalmológicos regulares a fim de diagnosticar precocemente um possível caso de ceratocone.
Existe Cirurgia Para Astigmatismo?
Sim! A cirurgia para astigmatismo é chamada de cirurgia refrativa. Essa cirurgia tem como objetivo a correção cirúrgica dos erros refrativos ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e da presbiopia. Ela reduz ou até mesmo elimina a necessidade constante de utilização de uma órtese para correção visual, como óculos ou lentes de contato.
Pingback: Guia definitivo: como ler receita de óculos? - dr.olho