Olhos ‘baixos’ e vermelhos. O efeito da cannabis nos olhos é bem conhecido, mas nem todo mundo sabe o motivo disso acontecer e se pode ter algum efeito danoso para nossa visão.
Entenda o que acontece com os olhos após o consumo da droga e o que está por trás desses efeitos.
O responsável pela vermelhidão nos olhos do usuário de cannabis é o THC, uma das substâncias psicoativas presentes na planta. Esse composto gera um aumento na frequência cardíaca e pressão arterial. Apesar de bem comum para usuários, esse efeito pode ser comparado a uma atividade física, mas dura pouco.
Conforme os batimentos cardíacos vão voltando ao normal – o que leva cerca de 5 a 10 minutos, dependendo da maneira de consumo – os vasos sanguíneos e capilares começam a dilatar. Isso gera um aumento do fluxo sanguíneo nos vasos presentes nos olhos, causando o efeito de vermelhidão.
Os olhos vermelhos após consumir cannabis não são um risco para a saúde ocular, porém, o uso indiscriminado de colírios para aliviar o efeito pode prejudicar a saúde dos olhos e comprometer a visão.
Cuidado com colírios vasoconstritores
Vasoconstritores são fármacos que contraem os vasos sanguíneos. Muitas pessoas utilizam esses colírios para disfarçar a vermelhidão nos olhos causada pelo uso das mais diversas substâncias.
Isso acontece porque o colírio utilizado é um vasoconstritor, que pode causar um efeito rebote, ou seja, o usuário passa a precisar de doses cada vez maiores para conseguir o mesmo efeito.
Nunca é demais lembrar que você não deve usar nenhum colírio sem prescrição médica.
Qual foi a última vez que você consultou com o oftalmologista? É importantíssimo visitá-lo periodicamente, para tratar e se prevenir contra doenças oculares.