Saber fazer compressa gelada caseira para os olhos tem várias vantagens. Além de ser uma ótima prática para desinchar os olhos, deixar a pele com um aspecto menos cansado e mais hidratada, as compressas são super úteis para o pré-operatório e pós-operatório do procedimento de blefaroplastia superior e inferior. A compressa com água fria ajuda a reduzir o inchaço dos olhos, contraindo os vasos sanguíneos da região e provocando um efeito calmante.

Nesse artigo, você vai aprender qual a melhor maneira de fazer sua própria compressa gelada em casa, o que deve ser evitado e como usá-las para se preparar antes do procedimento. Além de serem bem fáceis de fazer, as compressas são uma opção muito mais barata do que géis industrializados.
O que você vai ler:
Passo a passo de como fazer compressa gelada caseira para os olhos
Assista abaixo ao vídeo tutorial preparado por nossa equipe ensinando como fazer compressa gelada caseira pa os olhos:
- Compre gaze estéril, que pode ser adquirida em qualquer farmácia e age como uma barreira física e, se bem manuseadas, contribuem na prevenção de infecções. Ela é feita com fios de algodão e absorve o líquido da superfície da pele.
- Antes de manipular a gaze, lave as mãos com água e sabão neutro para começar o processo. Isso também é fundamental para evitar contaminações.
- Com as mãos limpas, separe algumas gazes e molhe com água mineral ou filtrada.
- Torça as gazes para retirar o excesso de água e dobre-as ao meio.
- Coloque as gazes dobradas em um prato limpo e leve-as ao congelador para congelá-las.
- Retire as gazes do congelador com as mãos limpas e coloque-as sobre os olhos.
- Quando derreter, alterne com uma nova gaze congelada.
O que você não deve fazer
- Não use rodelas de pepino ou outros alimentos. Principalmente no pós-operatório, usar alimentos como compressas pode gerar contaminação no local da cirurgia. Chá de camomila ou outros chás também podem contaminar a região operada.
- Não use água da torneira. Em um mundo ideal, a água da torneira não ofereceria nenhum risco de contaminação, mas não é o caso. É importante usar água mineral ou filtrada.
- Evite compressas feitas de materiais pesados. Principalmente para o pós-operatório, evite usar materiais pesados como toalhas e bolsas térmicas. A pressão na região pode atrapalhar a recuperação.
Pós-operatório blefaroplastia
A blefaroplastia é um procedimento que retira o excesso de pele das pálpebras inferiores e/ou superiores e posiciona as pálpebras corretamente. Isso diminui a aparência cansada e envelhecida do(a) paciente.
Veja também:
Qual o preço de uma blefaroplastia (cirurgias nas pálpebras)?
Diferente do que muitos imaginam, o pós operatório da blefaroplastia ocorre sem muitas dores e não há necessidade de uso de tampão. Apesar disso, é comum surgirem hematomas e edemas que melhoram ao longo das semanas. As compressas geladas ajudam bastante a diminuir o inchaço e acelerar o processo de recuperação. Além delas, alguns outros cuidados são importantes:
- Repouso durante pelo menos uma semana;
- Utilizar óculos escuros diariamente por pelo menos 30 dias;
- Evitar o uso de lentes de contato nas duas primeiras semanas;
- Higienizar o local com água e sabonete neutro;
- Evitar a exposição direta ao sol por pelo menos dois meses;
- Usar protetor solar;
- Evitar atividades físicas durante por pelo menos um mês;
- Os pontos devem ser retirados APENAS pelo especialista que fez a sua cirurgia;
- Evitar cigarros e bebidas alcoólicas.
Vale lembrar também que é importantíssimo sempre seguir as orientações do seu cirurgião. Em caso de dor, procure imediatamente o oftalmologista e qualquer tratamento só deve ser feito com orientação médica.
O ideal para blefaroplastia é buscar por um cirurgião plástico ocular, ou seja, o oftalmologista que se especializou nesse tipo de cirurgia. Aqui na dr.olho temos profissionais especialistas na área e de confiança! Mande uma mensagem e traga suas dúvidas para nós!