Perguntas Frequentes
Perguntas mais comuns sobre especialista em córnea
Você deve procurar um especialista em córnea quando é diagnosticado com algum problema relacionado a essa área do olho, como úlcera de córnea, ceratite e ceratocone, por exemplo.
O especialista em córnea também é indicado para quando o paciente deve utilizar lentes de contato rígidas.
Além disso, é o especialista em córnea que costuma fazer a famosa cirurgia refrativa a laser (aquela cirurgia para deixar de usar óculos de grau).
Geralmente, o oftalmologista geral é quem indica o paciente para o especialista em córnea após a suspeita ou diagnóstico de alguma patologia na córnea.
O ceratocone é um distúrbio raro que leva ao afinamento da região central ou inferior central da córnea. É raro e, quando surge, costuma acometer os dois olhos do paciente. Está muito relacionado à herança genética e ao ato de coçar os olhos. Nós já falamos mais sobre esse tema em outra publicação. Veja: https://drolho.com/o-que-e-ceratocone/
Existem diversos tratamentos para o ceratocone. O melhor tratamento varia conforme o caso e sempre é feito pelo médico oftalmologista especialista em córnea. Entre os tratamentos, estão o uso de lentes de contato rígidas, implante de anel intraestromal, crosslinking e, em casos muito severos, o transplante de córnea.
Crosslinking é um dos tratamentos para o ceratocone. É realizado pelo médico oftalmologista especialista em córnea.
Todo o conteúdo fornecido a respeito deste procedimento foi revisado pelo Dr. José Simão Calixto Júnior (CRM 52109615-0). Email: [email protected].