Pular para o conteúdo

Para que serve o filtro de luz azul nos óculos?

O que você vai ler:

Já ouviu falar de filtro de luz azul nos óculos? Com nosso tempo de tela aumentando tanto nos últimos anos, esse filtro tem se mostrado uma solução interessante para aliviar o desconforto e outros problemas. 

Imagem com fundo azul escuro com os dizeres localizados ao centro na cor branca: "filtro de luz azul nos óculos". No meio, há uma ilustração de óculos de grau.
Filtro de luz azul nos óculos pode ajudar no desconforto causado pelo excesso de exposição a telas.

Estamos cada vez mais grudados nas telas. O Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) publicou uma pesquisa que avalia o impacto da Covid-19 sobre a saúde dos participantes. De acordo com o estudo,  a pandemia aumentou em mais de 62% o tempo de exposição contínua a telas de celulares, tablets, computadores e televisão. 

Outro estudo interessante é da HootSuite, divulgado em 2019, que coloca o Brasil no segundo lugar entre países com população que passa mais tempo na frente das telas. Nossa média é de 9 horas e 29 minutos por dia. 

Além de ter tornado o Home Office uma realidade para muitas pessoas, a pandemia também nos fez cultivar hábitos de lazer que envolvem telas. Quem não gosta de maratonar uma série ou de passar um tempo nas redes sociais?

Mas o que isso tem a ver com nossa visão e o que é luz azul? 

Luz Azul

A luz tem sempre uma temperatura de cor diferente e específica. Muitas vezes, é difícil identificar ou distinguir diferentes tons de cor das luzes, mas os diferentes impactos em nossos olhos é real. Por exemplo, a luz branca de um dia com bom tempo é muito diferente da luz amarela da maioria das lâmpadas. 

A luz presente nas telas geralmente é a azul-violeta, que induz nosso organismo a bloquear a produção de melatonina, refletindo diretamente em nosso bem-estar. Uma exposição prolongada pode causar problemas no sono, mau humor, cansaço, diabetes, depressão e até obesidade. 

E não é só isso não! Um estudo da Universidade de Toledo, publicado na revista Nature, identifica um efeito cumulativo da luz azul-violeta ao longo dos anos. A exposição prolongada pode gerar danos às nossas células fotorreceptoras da retina, aumentando a probabilidade de desenvolvermos degeneração macular, doença ocular que afeta a mácula, área central e vital da retina. 

Onde o filtro de luz azul entra nessa história?

A melhor proteção contra os malefícios da luz azul-violeta das telas é reduzir o tempo de exposição às telas, principalmente no período da noite. Mas, é claro, sabemos que isso nem sempre é possível, especialmente para quem trabalha com computador ou outros aparelhos eletrônicos. 

O filtro de luz azul surgiu no Brasil em 2013 como uma solução para esse problema. Ele permite a passagem do espectro azul-turquesa – esse sim, benéfico para nossos olhos, estimulando produção de serotonina e de vitamina D – e bloqueia raios de luz azul-violeta. Ou seja, óculos com filtro de luz azul podem ser usados o dia todo, sem nos privar de raios benéficos, mas filtrando os que fazem mal para nossos olhos e sono. 

Onde comprar?

Essa parte é simples. Quando for na ótica com uma nova receita de lentes para seus óculos, é possível pedir o tratamento de filtro de luz azul para as lentes, assim como é feito com tratamentos  anti reflexo, anti risco e camadas hidrorrepelentes. 

Em uma ótica de qualidade, o técnico óptico faz uma anamnese detalhada para entender os hábitos, comportamentos e perfil de utilização do usuário. Assim, ele pode fazer a indicação das lentes mais apropriadas. 

É claro, não podemos esquecer que NUNCA devemos pedir óculos ou lentes sem a receita do oftalmologista! 

Quando devo renovar meus óculos?

A hora de renovar os óculos pode ser um bom momento para tirar dúvidas sobre o filtro de luz azul e explorar com seu médico se alguns dos seus desconfortos podem estar sendo causados pela alta exposição às telas. 

De modo geral, é recomendado  visitar o oftalmologista a cada seis meses ou um ano. Isso é importante não só para realizar exames de prescrição dos óculos de grau, mas para prevenir doenças mais graves que podem ter sintomas silenciosos, como o glaucoma. 

Porém, alguns sintomas podem já indicar que está na hora de visitar seu médico oftalmologista: 

  • Desconforto ocular e sensação de visão desfocada;
  • Dor de cabeça constante;
  • Frequentes olhares “por cima” dos óculos;
  • Olhos lacrimejando.
  • “Apertar” os olhos para enxergar melhor

Quando foi a sua última consulta? Na dr.olho você recebe o melhor atendimento oftalmológico, sem pagar a mais por isso. Nós acreditamos que o tratamento de qualidade deve ser algo acessível a todos, por isso oferecemos o melhor tratamento com preço de consulta popular. 

Além disso, nossa equipe conta com médicos cirurgiões e equipamento de ponta para fazer seu diagnóstico e já encaminhar o tratamento adequado.

Agende já sua consulta fique em dia com sua saúde ocular! 

logo dr.olho oftalmologia

oftalmologia de alta qualidade, atendimento incrível e preço acessível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa no WhatsApp! :)

ao iniciar a conversa, você concorda com a nossa política de privacidade
Dias :
Horas :
Minutos :
Segundos

comece 2025 com a visão renovada

até 10% de desconto para operar em 2025

consulte as regras com nossa recepção

Condições Especiais no Mês das Mães!

Que tal presentear quem você ama com uma cirurgia de catarata completa?🥰