A criança precisa passar pelo oftalmopediatra porque ela ainda está na fase de desenvolvimento da visão. Somente um especialista consegue detectar desde o início uma anormalidade na visão da criança!
O oftalmologista especializado na visão das crianças é chamado de oftalmopediatra, ou oftamologista infantil.
O que faz um oftalmologista infantil?
O aparelho da visão se desenvolve bastante durante a infância e alcança a maturidade por volta dos cinco anos de idade. Durante esse período, é muito importante acompanhar o desenvolvimento da visão e identificar eventuais falhas para poder corrigi-las.
O profissional adequado para realizar esse acompanhamento é o oftalmopediatra. Ele atua na saúde preventiva, mas também é capaz de realizar tratamentos em caso de problemas visuais na criança.
A consulta com o oftalmologista infantil é necessária somente se for observado algo de diferente na visão da criança?
Idealmente, toda criança deve ser examinada pelo oftalmolmopediatra aos seis meses de vida e ao completar um ano de idade. A partir daí, a consulta anual deve ser realizada todo ano ou até com mais frequência, a depender de cada caso.
Os recém-nascidos devem realizar o exame do reflexo vermelho (teste do olhinho) ainda na maternidade de preferência. Esse exame pode ser realizado pelo pediatra, oftalmologista geral ou pelo oftalmologista pediátrico.
Quando procurar o oftalmologista infantil?
A consulta oftalmológica durante a infância é uma importante medida preventiva. O desenvolvimento saudável da criança depende, em parte, das estruturas visuais. Por isso, deve-se ficar atento a alguns sinais:
- Olhar torto (estrabismo, que algumas vezes pode não ser percebido a olho nu);
- Dores de cabeça;
- Cerrar os olhos para enxergar de longe;
- Necessidade de aproximar livros e cadernos para enxergar melhor;
- Outros relatos de dificuldade para enxergar objetos.
O que o oftalmopediatra avalia na primeira consulta?
A primeira consulta com o oftalmologista infantil começa com uma conversa sobre possíveis doenças congênitas, o histórico da gestação da criança, entre outras coisas. O oftalmologista faz exames clínicos básicos como a acuidade visual utilizando técnicas específicas de acordo com a idade da criança. Também é avaliada a movimentação ocular e o fundo de olho.
Quais os problemas oftalmológicos mais comuns em crianças?
Os problemas mais comuns são aqueles que levam à necessidade do uso de óculos. São os chamados erros refrativos, a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. Outros problemas possíveis, são o estrabismo e alergias oculares.