Pular para o conteúdo
Pesquisar
Close this search box.

Pterígio muito avançado: o que fazer? #CasoReal

O que você vai ler:

O pterígio é a famosa carne crescida que surge sobre a parte de fora do olho. Ninguém sabe ao certo o motivo dessa pele aparecer. Mas uma coisa é certa: quando o pterígio cresce demais e atrapalha a visão do paciente, é preciso operar.

No vídeo abaixo, o Dr. Davi Gomes dos Anjos relata um caso de um pterígio bastante avançado que apareceu aqui na dr.olho.

Pterígio crescendo e atrapalhando a visão

No caso relatado pelo Dr. Davi, o paciente já havia operado uma vez o pterígio há alguns anos e notou que ele estava crescendo novamente, atrapalhando a sua visão.

O paciente demorou bastante para procurar o oftalmologista e o pterígio já estava bem avançado, cobrindo quase toda a córnea. A foto abaixo é uma imagem real do caso em questão:

pterígio avançado ocupando grande parte da córnea
Pterígio avançado cobrindo grande parte da córnea

Na foto, é possível ver que o pterígio já avançou bastante e está cobrindo a pupila e a maior parte da córnea!

Quando operar o pterígio?

O pterígio tem três indicações gerais de cirurgia: a indicação estética, a indicação visual e a indicação inflamatória.

A indicação estética geralmente acontece quando o pterígio é pequeno e não atrapalha a visão do paciente. Mesmo assim, ele incomoda por ser considerado feio por algumas pessoas. Nesses casos, a retirada do pterígio é possível e depende de avaliação médica.

Por sua vez, a indicação visual acontece quando o pterígio está avançado e atrapalha a visão do paciente. Nesses casos, a indicação não é somente estética e passa a ser necessária para restaurar a visão do paciente.

Já a indicação inflamatória acontece quando o pterígio inflama, irrita ou causa ressecamento excessivo no olho, prejudicando o bem-estar do paciente.

A cirurgia para retirar o pterígio é feita somente pelo médico oftalmologista.

O pterígio pode voltar!

O pterígio pode voltar mesmo após uma cirurgia bem sucedida. Por isso, mantenha o acompanhamento com o médico oftalmologista mesmo após a retirada da carne crescida.

Além disso, é possível que a visão fique embaçada em alguns casos após a cirurgia. Isso pode acontecer naqueles casos em que a cicatriz fica bem na frente da pupila.

Oftalmologista no Rio de Janeiro

Se você está precisando de oftalmologista no RJ para fazer avaliação de pterígio ou check-up da saúde ocular, conte com a dr.olho! Oferecemos oftalmologia de qualidade e atendimento incrível pelo melhor custo-benefício do Rio de Janeiro!

logo dr.olho oftalmologia

oftalmologia de alta qualidade, atendimento incrível e preço acessível.

4 comentários em “Pterígio muito avançado: o que fazer? #CasoReal”

  1. Antonio Afonso Leite Monteiro

    Após minha cirurgia, apareceu uma bolha amarelada como se tivesse água ou alguma outra coisa dentro, não sei o que fazer, esse inchaço ou bolha desaparecerá com o tempo ?

  2. Pingback: Quando operar o pterígio? Saiba tudo sobre a cirurgia - dr.olho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Olho com pterígio

Como é a cirurgia de Pterígio?

Confira o passo a passo da cirurgia de pterígio realizada e narrada pelo Dr. Davi Gomes dos Anjos (CRM 52-108927-7), oftalmologista especialista em catarata e pterígio.

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa no WhatsApp! :)

ao iniciar a conversa, você concorda com a nossa política de privacidade

Condições Especiais no Mês das Mães!

Que tal presentear quem você ama com uma cirurgia de catarata completa?🥰