Tremedeira nas pálpebras é algo muito comum. Saiba mais sobre a mioquimia, fenômeno comum que causa a maior parte da tremedeira nas pálpebras. É importante ficar atento para não confundir a mioquimia com o blefaroespasmo, disfunção que pode ser grave e causar cegueira funcional, mas que tem tratamento realizado pelo médico oftalmologista.
Tremor no olho? Não exatamente…
Para ser mais preciso, o tremor ocorre na pálpebra, não nos olhos. Geralmente, a pálpebra treme por causa de um fenômeno chamado mioquimia, que causa contrações involuntárias e pode acontecer em diversos músculos do corpo, inclusive na pálpebra.
Quais as principais causas do tremor no olho?
As principais causas são o estresse, as horas insuficientes de sono, o uso abusivo de cafeína e o tempo prolongado na frente das telas! O problema, portanto, é gerado por um conjunto de fatores relacionados ao seu estilo de vida e à correria do dia a dia.
Qual é o tratamento para o tremor na pálpebra?
Não há tratamento específico para a mioquimia. O recomendado é combater o estresse, que causa a tremedeira. Por isso, é muito importante cuidar da saúde mental e descansar de vez em quando. Além de ficar um pouco longe das telas dos computadores e celulares.
Quando se preocupar com o tremor nos olhos?
Geralmente, o tremor na pálpebra vem e vai sozinho e não causa graves problemas para a saúde. No entanto, é importante não confundir a mioclonia comum com o blefaroespasmo! O blefaroespasmo também causa contrações involuntárias. Mas, neste caso, os espasmos são mais intensos, fazendo o olho piscar com força e com muita frequência, como no vídeo abaixo:
O tratamento do blefaroespasmo envolve medicações orais, aplicação de botox na região dos olhos e, em casos extremos, cirurgia. Isso pode causar uma cegueira funcional, uma vez que o paciente não consegue manter o olho aberto por muito tempo!
Relaxe!
Na maior parte dos casos, o tremor é causado pela mioquimia e pode ser resolvido com medidas simples. Caso os sintomas persistam e estejam afetando a sua rotina, procure um médico oftalmologista.